• Jogador de 28 anos assinou um vínculo até 2025 com o Fla
  • Chileno jogará com a camisa 5 que foi de William Arão
  • Flamengo pagará a Fiorentina cerca de 3 milhões de euros

O Flamengo anunciou de forma oficial a contratação do volante Erick Pulgar, de 28 anos, que pertencia a Fiorentina, da Itália, mas que estava no Galatasaray, da Turquia. O jogador, que defende também a seleção chilena, se juntará ao compatriota Arturo Vidal. Ele vestirá a camisa de número 5, vaga desde a saída recente de William Arão (contratado pelo Fenerbahçe, do técnico Jorge Jesus).

Então, Pulgar é o terceiro reforço do Flamengo nesta janela de transferência. Para contar com o jogador em definitivo, o Flamengo pagou cerca de 3 milhões de euros (cerca de R$16 milhões). Por conta da proximidade das quartas de final da Libertadores, o Rubro-Negro deverá ser o terceiro nome na lista de inscritos na competição. Assim, se juntará a Vidal e Everton Cebolinha.

Vale lembrar que Pulgar foi revelado pelo Antofagasta, do Chile, passou por Universidade Católica, também do Chile, além de Bologna, Fiorentina (Itália) e Galatasaray (Turquia), onde esteve até fechar com o Flamengo.

Portanto, o sucesso nos clubes por onde passou o credenciou a ser uma das peças importantes da seleção do Chile. Convocado pela primeira vez em 2015, Pulgar disputou 40 jogos com a camisa do Chile e tem quatro gols marcados. Além disso, o jogador foi campeão da Copa América Centenário, em 2016.

Pulgar esteve perto de ir para o Corinthians

Curiosamente, o Corinthians chegou a negociar com o jogador no início deste ano. A intenção do clube paulista era pagar cerca de 1,6 milhão de euros pelos direitos econômicos do chileno. Contudo, a Fiorentina não aceitou. Neste período, a equipe italiana esperava negociar o atleta. Isso porque, depois de pagar 13 milhões de euros para Bologna, viu Pulgar se destacar em só uma temporada e depois sofrer com lesões.

Vale frisar ainda que a ideia do chileno era mesmo ficar na Europa. Porém, sem brilhar na Turquia (jogou apenas 11 jogos por lá), um retorno ao futebol da América do Sul lhe pareceu ser um bom destino. No clube da Gávea, o nome dele chegou a ser descartado. Só que acabou voltando à pauta após a negociação com o volante Walace, da Udinese, esfriar.

Ex-Fla, Gustavo Henrique é confirmado no Fenerbahçe

Enfim, o Fenerbahçe, clube turco treinado por Jorge Jesus, anunciou de forma oficial nesta sexta-feira a contratação do zagueiro Gustavo Henrique. O ex-Flamengo chega por empréstimo de uma temporada. No novo clube, o defensor vai se juntar a Willian Arão, companheiro durante a passagem pelo Rubro-Negro.

Durante o dia, o site ‘Globo Esporte’ noticiou que Flamengo e Fenerbahçe buscavam soluções para um acordo. Os clubes discutiram sobre a real condição física do zagueiro. Isso porque ele teve complicações no joelho identificadas nos exames médicos realizados em Istambul. O Fener solicitou relatórios com o histórico de lesões antes de fazer o anúncio.