O Flamengo intensificou a busca por um novo treinador para 2022. Por isso, os dirigentes Marcos Braz e Bruno Spindel chegaram em Portugal no último fim de semana de olho no novo comandante. 

No primeiro dia em Lisboa, na capital portuguesa, eles se reuniram com o técnico Paulo Sousa. Segundo a imprensa portuguesa, foi uma conversa informal com o atual treinador da seleção da Polônia.

Enquanto isso, os dirigentes rubro-negros ainda esperam por Jorge Jesus, que é ídolo da torcida. Sendo assim, Braz e Spindel aguardam um sinal do treinador do Benfica, seja para voltar ao Brasil ou permanecer na Europa. 

Em Portugal, o Flamengo terá dias intensos até quarta-feira, data máxima estipulada para acertar com o novo técnico. Antes disso, a ideia da dupla que comanda o futebol rubro-negro é ter uma conversa cara a cara com o Mister.

Porém, esta semana o Benfica tem pela frente o clássico com o Porto. Ou seja, Jorge Jesus deve se esquivar de encontros pessoais por causa da partida. Logo, a reunião deve ser com seu empresário, Bruno Macedo. 

Mesmo com a pressão da torcida do Benfica e a irritação do presidente Rui Costa com o interesse do Flamengo, o retorno do Mister para a Gávea ainda é vista como improvável no momento.

Isso porque o treinador tem contrato com o Benfica até o meio de 2022 e acabou classificar o time para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa. Os portugueses encaram o forte time do Ajax. 

– Ele tem situação contratual, mas toda vez que vou a Portugal eu encontro com ele. Para mim seria uma decepção eu ir para Portugal e ele não pagar um café – disse Braz, ainda no Brasil.

Esperar pelo Mister ou buscar outro técnico

Esperar pelo Mister ou buscar outro técnico
Marcos Braz e Bruno Spindel buscam na Europa o novo técnico do Flamengo – (© Imago Images / Fotoarena)

De acordo com o site Globo Esporte, o Flamengo se vê em uma “saia justa”. Afinal, dar as costas para o Mister sabendo da chance de tê-lo no mercado em breve gera preocupação nos dirigentes rubro-negros.

Com a sombra do Mister, outro treinador que chegasse ao clube entraria pressionado antes mesmo de começar a trabalhar. No entanto, existe a pressão na Gávea para que se comece a planejar a temporada.

Então, esperar uma resposta do Mister até o fim do ano seria depender de mais do treinador ídolo da torcida. Enquanto isso, Braz e Spindel marcam reuniões com outros técnicos para o clube não ficar para trás. 

Vale lembrar que, além de Jorge Jesus e Paulo Sousa, estão na lista rubro-negra outros treinadores. Carlos Carvalhal (Braga), Paulo Fonseca (sem clube), Vítor Pereira (Fenerbahçe) e Rui Vitória (sem clube) são os nomes ventilados.

– Temos cinco ou seis dias para acertar. Não ficaremos somente em Lisboa, vamos andar por lá. Temos alvo e planejamento. Vamos fazer com cuidado, calma, mesmo que seja imposta para nós uma força extra para essa contratação – afirmou Braz.

Enquanto isso, a diretoria tenta contratar sua comissão técnica para a temporada 2022. O elenco do Flamengo está de férias e se reapresenta só no dia 10 de janeiro. Se possível, já com o novo treinador no Ninho do Urubu.


Fluminense avança por Ricardo Goulart

Quem vem se mexendo bastante no mercado neste final de ano é o Fluminense. Agora, o alvo da vez no Tricolor é o meia-atacante Ricardo Goulart, de 30 anos, que deixou o Guangzhou Evergrande, da China.

O Tricolor vive a expectativa de fechar mais esta contratação, que seria o principal reforço do clube para 2022. Por isso, o Fluminense apresentou um projeto ao jogador e aguarda uma resposta esta semana.

Vale lembrar que o jogador manifestou o desejo de voltar ao Brasil. Por enquanto, o Fluminense foi o único clube grande do país a fazer uma proposta oficial. Ele também foi procurado pelo Besiktas, da Turquia.

De acordo com o Globo Esporte, o Tricolor montou um projeto para seduzir Goulart a ir para as Laranjeiras. A ideia da diretoria tricolor é oferecer um tempo maior de contrato e a promessa de um time forte.

Além do técnico Abel Braga, o Fluminense já apresentou o volante Felipe Melo e tem acerto encaminhado com os laterais-esquerdos Pineida (Barcelona de Guayaquil) e Cristiano (Sheriff), o zagueiro David Duarte (Goiás) e o atacante Willian Bigode (Palmeiras).


São Paulo interessado no lateral Rafinha

De olho na próxima temporada, o São Paulo vai ao mercado atrás de reforços. Por isso, o clube fará nos próximos dias uma proposta pelo lateral-direito Rafinha, que deixou o Grêmio recentemente.

O experiente jogador tinha contrato até o fim do ano com o Tricolor Gaúcho, mas a diretoria do clube optou por não renovar depois do rebaixamento do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Com 36 anos, Rafinha se encaixa no perfil de jogadores que o São Paulo vem procurando nesta janela de transferências. Então, sem poder fazer grandes investimentos, o atleta seria um reforço econômico.

Além disso, a chegada de Rafinha poderia resolver o problema da lateral-direita, posição carente do elenco. O São Paulo investiu no colombiano Orejuela, mas o jogador não se firmou e deve ser negociado.

Vale lembrar que antes de cogitar Rafinha, a diretoria do São Paulo procurou o Flamengo para tentar a contratação do lateral-direito Rodinei. Porém, o Rubro-Negro quer vendê-lo, o que não agrada ao Tricolor.