• Davies marca com um minuto e bota os canadenses na frente
  • Kramaric (2), Livaja e Majer garantem a vitória croata por 4 a 1
  • Com a derrota, o Canadá não tem mais chances de classificação

A Croácia venceu o Canadá por 4 a 1, no estádio Internacional Khalifa, e assumiu a liderança do Grupo F da Copa do Mundo. Os europeus levaram um gol de Alphonso Davies logo no primeiro minuto, mas arrancaram a virada, com gols de Kramaric (duas vezes), Livaja e Majer. Com o resultado, a seleção croata chegou aos 4 pontos e ultrapassou o Marrocos pelo saldo de gols. A Bélgica ficou com 3 pontos, mas os canadenses, com zero, estão eliminados.

Na terceira rodada, a Croácia enfrenta a Bélgica, na próxima quinta (1 de dezembro), no estádio Ahmad Bin Ali, às 12h (de Brasília). Por sua vez, o Canadá joga contra o Marrocos, no mesmo dia e horário, no estádio Al Thumama.

Canadá sai na frente, mas permite virada

O Canadá começou o jogo com tudo e abriu o placar logo no primeiro minuto. Buchanan avançou pelo lado direito do ataque e cruzou na medida para a cabeçada de Alphonso Davies: 1 a 0. Após o susto, a Croácia foi se soltando aos poucos e começou a criar oportunidades. Aos 16 minutos, a equipe chegou pela esquerda de ataque, e o goleiro Borjan tirou de soco. No rebote, a Croácia errou e a bola saiu pela linha de fundo.

Os canadenses responderam aos 19 minutos. Buchanan cruzou, e a zaga croata cortou para escanteio. Na cobrança curta, Miller jogou para o meio da área, mas a defesa da Croácia tirou de novo. No minuto seguinte, Davies avançou com liberdade pela esquerda, cruzou para o meio da área, mas a defesa adversária cortou o contra-ataque. Aos 25, contudo, os croatas tiveram um gol anulado. Kramaric recebeu passe de Livaja, que estava em impedimento, bateu rasteiro na saída do goleiro, mas não valeu.

A Croácia insistiu no ataque. Após boa triangulação rápida pelo meio, Livaja chutou e Borjan espalmou para escanteio. A pressão croata, aliás, surtiu efeito. Aos 35, Perisic recebeu na esquerda da grande área e tocou para Kramaric. Então, o atacante cruzado no canto esquerdo do goleiro para empatar: 1 a 1. Aos 43, veio a virada croata. Juranovic avançou pelo meio e se embolou com a marcação canadense. Depois, ele recuperou a bola e achou Livaja. Na meia-lua, o atacante dominou a bola e finalizou no canto direito de Borjan para virar o jogo. A Croácia buscou o terceiro com a defesa canadense desmontada, mas o primeiro tempo ficou em 2 a 1.

Croácia segue melhor e marca mais duas vezes

No segundo tempo, o Canadá chegou com perigo aos três minutos. Osorio chutou cruzada e a bola passou rente à trave. Aos oito, entretanto, a Croácia quase ampliou. Modric cruzou rasteiro em chegada pelo lado direito de ataque, e Kramaric bateu de primeira na área. Porém, Borjan se esticou todo para fazer grande defesa.

Na sequência, aos 10 minutos, os canadenses responderam com Jonathan David. O atacante bateu colocado da entrada da área, e o goleiro Livakovic evitou o gol. Aos 24, aliás, saiu o terceiro gol croata. Perisic recebeu pelo lado esquerdo de ataque e cruzou na área com inversão longa. Então, a bola caiu no pé de Kramaric, que dominou, tirou Miller da jogada e bateu no canto direito do goleiro Borjan: 3 a 1.

O técnico John Herdman fez cinco substituições no time canadense e tentou de tudo para buscar o empate. Ainda assim, sua equipe foi dominada pela Croácia. Aos 32, após movimentação rápida do ataque, o goleiro Borjan fez duas defesas providenciais nos chutes de Perisic e Brozovic. Aos 48 minutos, enfim, a Croácia ampliou o placar. Orsic ficou com a bola após erro do defensor croata, avançou livre no contra-ataque e tocou para Majer, sozinho e com o gol vazio, fazer o 4 a 1.