• Jogador está voltando às atividades no gramado
  • Ele teve afundamento da face contra o Fortaleza
  • Alvinegro enfrentará o Goiás na próxima quarta

Antes de mais nada, vamos falar sobre o Botafogo. Isso porque o Glorioso está próximo de ter o retorno do lateral-direito Rafael. Nesta sexta-feira, o jogador treinou com bola no gramado do CT do Espaço Lonier usando máscara para proteger o rosto. Isso porque ele passou por cirurgia após sofrer um afundamento da face em choque com o atacante Thiago Galhardo, na vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, na Arena Castelão.

Depois de três semanas da lesão, então, Rafael conseguiu bater bola em atividade do Alvinegro carioca. Na quinta, ele havia aparecido em algumas imagens divulgadas pelo clube se aquecendo e dando corrida ao redor do campo com os companheiros de elenco.

Além disso, o médico do Botafogo comparou a situação de Rafael com a de outro jogador do Glorioso. Trata-se do zagueiro Víctor Cuesta, que fraturou o rosto, passou por cirurgia e usou máscara nos jogos. Contudo, ele explicou que o caso do argentino naturalizado brasileiro teve maior gravidade. O lateral, então, usará uma máscara diferente.

– Existem duas máscaras mais comuns. Existe uma de EVA e outra de fibra de carbono. A do Cuesta foi de EVA. No caso do Rafael, que você faz a redução da fratura, precisa ter essa máscara mais resistente. Precisa de um material diferente que a do Cuesta. Elas fazem a mesma função, mas é questão da técnica cirúrgica – afirmou Gustavo Dutra.

Botafogo não confirma retorno do jogador contra o Goiás

De acordo com o Núcleo de Saúde e Performance do clube, Rafael está na fase de transição para ficar à disposição do técnico Luís Castro. Ou seja, ainda não há previsão da comissão técnica do Botafogo para o retorno do jogador na partida contra o Goiás, na quarta que vem (29), às 21h45, no estádio da Serrinha, pela rodada 28 do Brasileirão.

Com 34 pontos, o Botafogo ocupa a décima posição na tabela e vem de vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Nilton Santos. Próximo adversário, o Goiás está em nono, com 37 pontos, e empatou por 1 a 1 com o Bragantino na rodada anterior. Se vencer, o Alvinegro passa o time goiano na classificação por conta do número de vitórias (agora, os dois têm nove triunfos na competição).