• Damián Suárez, de 35 anos, chega ao Alvinegro
  • Jogador atuou por nove temporadas no Getafe
  • Ele encorpa setor que tinha Rafael e Mateo Ponte

O Botafogo segue se movimentando no mercado da bola. Nesta sexta-feira, o clube carioca anunciou o lateral-direito uruguaio Damián Suárez, de 35 anos, como seu oitavo reforço para a temproada. O vínculo valerá até o término de 2025.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, ‘El Zorro’ chega ao Alvinegro para suprir uma das maiores carências do atual elenco. Isso porque o técnico Tiago Nunes vinha improvisando Tchê Tchê na posição desde o fim do ano passado e no começo de 2024.

No último jogo, contra o Flamengo, ele contou com o retorno do jovem Mateo Ponte, que estava com a seleção uruguaia no torneio Pré-Olímpico. Segundo o ‘Ge’, Damián Suárez traz mais experiência para a lateral direita. Para o setor, o clube tem também Rafael, que ainda se recupera de uma grave lesão no joelho.

O lateral de 35 anos, aliás, deixou o Getafe como jogador com mais jogos disputados na história recente do time espanhol. Ele começou a carreira no Defensor, mas estava na Espanha desde 2011. Por lá, também defendeu Sporting Gijón e Elche.

A escolha de Damián pelo projeto do Botafogo seu deu também pela proximidade do Brasil com o Uruguai, seu país natal. Na reta final de carreira, o jogador decidiu ficar mais perto dos familiares. Antes dele, a diretoria alvinegra tentou três nomes, mas o uruguaio recebeu o aval pela experiência.

Depois da derrota no clássico com o Flamengo, o Botafogo voltará a campo só na quarta-feira de Cinzas. O time de Tiago Nunes visita o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, às 19h, pela oitava rodada do Carioca. O Glorioso é o quinto colocado, com 11 pontos.