• Vargas fez o único gol do jogo na Neo Química Arena
  • Atlético-MG fica em sétimo e vai para pré-Libertadores
  • Corinthians fica em quarto e sem técnico; Vitor Pereira sai

O Atlético-MG ressurgiu das cinzas e evitou um final de ano ainda mais melancólico para o seu torcedor, ao vencer o Corinthians fora de casa por 1 a 0, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de muitos jogos desperdiçando pontos, o Galo foi para cima do Timão e conseguiu os três pontos, contudo, não conseguiu chegar ao sexto lugar, posição que o levaria para a fase de grupos do torneio continental. Vargas marcou o único gol do jogo.

A vitória levou o Galo aos 56 pontos, mesma pontuação do Athletico Paranaense, mas este venceu o Botafogo jogando na Arena da Baixada e superou o time treinado por Cuca no número de vitórias. Então, o principal projeto esportivo do ano do Atlético-MG, que vai inaugurar no próximo ano o seu estádio, era a classificação para a Libertadores. Portanto, este objetivo foi alcançado.

Na primeira etapa, o Corinthians tomou conta das ações no início. Jogando em casa, diante de sua torcida, o Timão controlou a bola e começou a criar boas jogadas, principalmente com Róger Guedes. Embora tenha sido o melhor jogador da equipe no primeiro tempo, a melhor chance da partida saiu dos pés de Yuri Alberto. O camisa 9 do Timão chutou forte para a defesa de Everson.

Contudo, o Galo começou a equilibrar o jogo, colocando o Corinthians em apuros em alguns momentos. Keno, que chegou a passar mal durante o jogo, teve boa chance, assim como Zaracho e Vargas. No final do primeiro tempo, então, esse bom momento do Galo se tornou gol. Vera colocou a mão na bola dentro da área. Pênalti e gol do Galo. Vargas cobrou com categoria para levar a vantagem para o intervalo.

Segunda etapa morna

Com o resultado que queria, o Atlético-MG apenas esperou o Corinthians, que também não estava mais muito interessado na partida. Contudo, Cássio foi o personagem que mais trabalhou no período, em lances de Keno e Nacho Fernández. Este, quase marcou o segundo de cabeça, mas a bola acabou saindo pelo lado direito do gol do arqueiro do Timão. Sem mais lances que alterasse o placar, a partida e o campeonato terminaram para Galo e Timão.

Com a derrota deste domingo, o Corinthians terminou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação, com 65 pontos. Agora, o clube paulista se prepara para a próxima temporada. Vice-campeão da Copa do Brasil, sua prioridade agora é encontrar um técnico. Vitor Pereira não será mais o comandante do Timão. O treinador viveu momentos de indefinição e acabou não aceitando renovar o contrato.

Fortaleza vence o Santos e fica com a oitava vaga

Afinal, o clube cearense não tomou conhecimento do Santos em plena Vila Belmiro e venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga na Pré-Libertadores. O Tricolor do Pici fez uma campanha de recuperação na competição e conseguiu um fato inédito: nunca um time tinha conseguido escapar do rebaixamento após terminar o primeiro turno na lanterna. Contudo, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda conseguiu isso e ainda mais.

Thiago Galhardo e Moisés fizeram os gols do Fortaleza, Com a vitória, o clube cearense, que está na competição continental pelo segundo ano seguido, chegou aos 55 pontos e terminou na oitava colocação do Brasileirão de 2022. Neste ano, os cearenses conseguiram a façanha de jogar a Libertadores e se classificar para as oitavas de final da competição.