• Atlético agradece ao argentino pela participação em títulos
  • Meia se despede com mensagem para o Galo e a torcida
  • Jogador, de 32 anos, havia decidido voltar para o seu país

O argentino Nacho Fernández está de saída do Atlético-MG para retornar ao River Plate. Nas redes sociais, o clube mineiro agradeceu ao meia pelos 109 jogos e destacou a participação dele nos títulos do Galo de 2021. Vale ressaltar que Nacho já havia manifestado o interesse em retornar à Argentina. O jogador, de 32 anos, espera o nascimento do primeiro filho e queria viver esse momento em seu país.

Em duas temporadas pelo Atlético Mineiro, Nacho virou um dos protagonistas do time. Ao todo, o Argentino marcou 19 gols e deu 21 assistências com a camisa alvinegra. Além disso, o meia foi campeão do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Supercopa e do Estadual (em 2021 e 2022). O jogador, então, se despediu do clube em mensagem no seu perfil do Instagram.

– Hoje tenho que me despedir deste clube que me abriu as portas na minha primeira experiência fora do meu país. Foram dois lindos anos onde alcançamos conquistas históricas para o Atlético-MG depois de muito tempo, com cinco títulos no total. Agradecer também a todos os meus companheiros de equipe, comissão técnica e dirigentes que já fizeram parte dessa jornada. Por fim, muito obrigado a toda Massa Atleticana, que sempre me tratou tão bem. Vou carregá-los em meu coração! Um grande abraço e o maior dos sucessos! Pra cima, Galo! – escreveu Nacho.

Atlético-MG paga dívida e encerra punição da Fifa

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o valor total da transação envolvendo a volta de Nacho ao River Plate foi de 3,1 milhões de dólares (16,4 milhões). O Galo vai receber 2 milhões de dólares (R$ 10,6 milhões). O restante (1,1 milhão de dólares ou R$ 5,3 milhões) vai ser usado para sanar dívida do clube na Fifa.

Isso porque o Atlético-MG foi punido pela entidade máxima do futebol por conta do não pagamento do próprio Nacho Fernández ao River Plate. Por isso, o Galo teve um transfer ban, que impede o clube de registrar novos jogadores. Portanto, a conclusão da negociação bota fim na dívida.

Em sua primeira passagem pelo River Plate, a parti de 2016, Nacho disputou 186 jogos, marcou 31 gols e deu 24 assistências. No total, ele conquistou sete títulos pelo clube argentino, incluindo a Taça Libertadores de 2018, com vitória sobre o rival Boca Juniors.