• Gunners fazem 5 a 0 e abrem três pontos na frente
  • Liverpool joga na quarta e tenta igualar pontuação
  • Já o Manchester City entra em campo nesta quinta

O Arsenal não tomou conhecimento do Chelsea e aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre o rival londrino, nesta terça-feira, no Emirates Stadium, em jogo adiado da 29ª rodada da Premier League. Os gols do jogo foram marcados por Kai Havertz (ex-Chelsea) e Ben White, duas vezes cada, e Leandro Trossard fez o outro.

A vitória, então, fez com que o Arsenal, com 77 pontos, terminasse a terça na liderança do Campeonato Inglês, três pontos à frente do Liverpool (74), que joga nesta quarta contra o Everton. O Manchester City tem 73 pontos e pode assumir a ponta novamente se vencer os dois jogos atrasados (joga na quinta contra o Brighaton). Por outro lado, o Chelsea ficou cada vez mais longe das vagas nas competições europeias da próxima temporada.

Mesmo sendo líder isolado, o Arsenal não depende só dos seus resultados, pois o Manchester City está quatro pontos atrás, com dois jogos a menos. Além disso, o Liverpool também pode igualar a pontuação dos Gunners, levando a decisão para o saldo de gols, primeiro critério de desempate na disputa pelo título.

Na próxima rodada, aliás, o Arsenal tem mais um clássico pela Premier League, enfrentando o Tottenham no sábado (dia 27), às 10h (de Brasília), na condição de visitante. O Chelsea, por sua vez, joga contra o Aston Villa no mesmo dia, em Birmingham, às 16h.

Como foi o jogo

Entrando em campo com oito jogos de invencibilidade na Premier League, o Chelsea sentiu falta do atacante Cole Palmer, vetado do clássico. Completo, o Arsenal largou em vantagem logo aos 4 minutos. Rice avançou pela esquerda, entrou na área e tocou para Trossard, que dominou e finalizou, com a bola passando entre a trave direita e o goleiro Petrovic: 1 a 0.

Os Gunners assustaram em chute de fora da área de Rice por cima da trave e em finalização de Havertz para grande defesa de Petrovic. O Chelsea, por sua vez, chego em chute cruzado de Enzo Fernández dentro da área, mandando a bola à direita do gol de David Raya.

Na etapa final, o Arsenal construiu a goleada. Aos 7 minutos, Saka bateu escanteio curto para Odegaard, recebeu de volta e tocou na entrada da área para Rice, que finalizou. Gallagher não cortou, e a bola sobrou para White, que chutou no canto direito de Petrovic: 2 a 0.

Quatro minutos depois, saiu o terceiro gol, com direito a ‘Lei do Ex’. Gabriel Magalhães desarmou Madueke e tocou na frente para Odegaard, que deu um passe longo. Havertz ganhou disputa com Cucurella no corpo e bateu no alto, mandando no meio do gol: 3 a 0.

Aos 20 minutos, os Gunners marcaram mais um. Thomas Partey abriu na direita para Saka, que encarou a marcação de Cucurella e tocou para Havertz. O alemão chutou, e a bola tocou na trave esquerda do goleiro do Chelsea antes de entrar: 4 a 0.

Cinco minutos depois, então, Saka tocou atrás de calcanhar, que deu um passe para frente. White recebeu e tentou cruzar, mas a bola tomou a direção do gol e entrou direto: 5 a 0. Nos acréscimos, Gabriel Martinelli finalizou em cima de Petrovic e quase ampliou.