- Bowen faz o gol da vitória no último minuto do jogo
- Meia Lucas Paquetá dá o passe para o gol do título
- Ingleses ganham por 2 a 1 e encerram longo jejum
O West Ham venceu a Fiorentina por 2 a 1, na Eden Arena, em Praga, e garantiu o título da Liga Conferência. O gol decisivo de Jarrod Bowen, após assistência do brasileiro Lucas Paquetá, saiu aos 45 minutos do segundo tempo. Benrahma, de pênalti, abriu o placar para a equipe de Londres, enquanto Bonaventura marcou para o time italiano.
De acordo com o site ‘Globo Esporte’, a conquista acaba com um jejum de 58 anos dos Hammers sem título continental. O último havia sido a Copa dos Vencedores de Copas Uefa em 1964/65.
Além disso, o West Ham não levantava uma taça desde a Copa Intertoto da Uefa, em 1999. Aliás, essas duas competições foram extintas. O título da Liga Conferência também confirmou os ingleses na fase de grupos da próxima Liga Europa.
Por outro lado, a Fiorentina perdeu sua segunda final na temporada. Afinal, a Viola havia sido superada pela Inter de Milão há duas semanas na Copa Itália. Na ocasião, a equipe largou na frente, levou a virada e amargou o vice-campeonato.
Gols saem só no segundo tempo
O primeiro tempo foi de muita disputa e poucas oportunidades criadas pelas equipes. Nos minutos finais da etapa, Jovic chegou a balançar a rede, pegando o rebote na cabeçada de Kouame. No entanto, o gol acabou sendo anulado por impedimento.
As emoções ficaram para o segundo tempo. O West Ham conseguiu um pênalti seu favor aos 17 minutos, após toque de mão de Biraghi dentro da área. Na cobrança, Benrahma bateu no canto direito e deslocou o goleiro Terracciano: 1 a 0.
Cinco minutos depois, contudo, a Fiorentina reagiu e deixou tudo igual no placar. Após lançamento na área, González disputou de cabeça e a bola sobrou para Bonaventura. Ele dominou com a perna esquerda e finalizou cruzado de direita: 1 a 1.
O jogo parecia ir para a prorrogação, mas Bowen marcou o gol do título do West Ham aos 45 minutos. Paquetá deu belo passe em profundidade para o atacante, que bateu na saída do goleiro para fazer 2 a 1. Festa inglesa na República Tcheca.
Vale ressaltar, então, que a final da Conference League foi a segunda da história da competição. Em 2022, na primeira edição, a Roma venceu o Feyenoord, da Holanda, e conquistou o título.