Antes de mais nada, o atacante brasileiro Vini Jr é o atleta mais valioso do mundo, com valor estimado de 166 milhões de euros (R$ 1.06 bilhão). Ao menos é o que aponta estudo do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory, em inglês).

Sendo assim, o estudo avaliou jogadores das cinco principais ligas de futebol europeu (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Portanto, a estrela do Real Madrid superou jovens de destaque como Erling Haaland, do Borussia Dortmund, e Phil Foden, do Manchester City.

Agora, vamos entender os números do jogador. Só no primeiro semestre da temporada, Vinicius Junior foi acima da média e demonstrou sua evolução com a camisa do Real Madrid. Portanto, o brasileiro é o vice artilheiro da equipe merengue e o segundo com mais assistências. Então, ele disputou 25 partidas, com 12 gols e 7 assistências.

Vale lembrar que o Observatório de Futebol utiliza algoritmos para determinar os valores dos jogadores. Abaixo, nós separamos a lista dos cinco atletas mais valiosos do momento de acordo com o estudo divulgado nesta quarta-feira:

  • Vini Jr (Real Madrid) – 166 milhões de euros
  • Phil Foden (Manchester City) – 153 milhões de euros
  • Erling Haaland (Borussia Dortmund) – 142 milhões de euros
  • Mason Greendwood (Manchester United) – 134 milhões de euros
  • Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) – 133 milhões de euros

Além disso, o estudo do Observatório do Futebol ainda divulgou a estimativa de cada jogador por posição. Além do atacante brasileiro, estão na lista: o goleiro Donnarumma (PSG), o zagueiro Rubén Dias (Manchester City), o lateral Alphonso Davies (Bayern de Munique), o volante Jude Bellingham (Borussia Dortmund), o meia Florian Wirtz (Bayer Leverkusen).


Barcelona deve emprestar Philippe Coutinho ao Aston Villa

Em relação ao mercado da bola, o nome do brasileiro Philippe Coutinho voltou às manchetes nesta quarta. Afinal, o Aston Villa, da Inglaterra, negocia o empréstimo do meia-atacante junto ao Barcelona.

Ou seja, Coutinho está perto de reencontrar o técnico Steven Gerrard, um antigo companheiro dos tempos de Liverpool. A rádio Cadena Cope, outros veículos da Catalunha e o Globo Esporte confirmaram a informação.

Anteriormente, o Arsenal também demonstrou interesse no jogador, mas não abriu qualquer negociação. Afinal, o desejo de Gerrard pesou na operação e deixou o Aston Villa como favorito para ter Coutinho em 2022.

Isso porque Gerrard e o brasileiro jogaram juntos por três temporadas no Liverpool, entre os anos de 2012 e 2015. Além disso, Coutinho poderá encontrar no time de Birmingham o também ex-Vasco Douglas Luiz.

No momento, não está definido se o período de empréstimo do meia será até o fim da temporada ou depois da Copa do Mundo do Catar, em novembro. A opção de compra ao final do empréstimo está sendo analisada.

Agora, o Barcelona corre para concluir a operação. Tudo para abrir espaço em sua folha salarial para inscrever novos jogadores. O clube quer regularizar o atacante Ferrán Torres, contratado ao Manchester City.

Vale lembrar que Coutinho tem mais um ano e meio de contrato com o Barcelona. Atualmente, o brasileiro tem o maior salário do elenco após as saídas de Messi e Griezmann. Coutinho chegou ao Barça em janeiro de 2018 em transferência de 135 milhões de euros.

Na temporada passada, o meia atuou emprestado no Bayern de Munique. No time alemão, Coutinho esteve em 38 jogos, com 11 gols e 9 assistências. No Barcelona, ele disputou 106 jogos, marcou 26 gols e deu 12 assistências. Na atual temporada, tem só 2 gols em 16 jogos.

Fifa anuncia finalistas para prêmio de melhor goleiro

A Fifa divulgou nesta quarta-feira quem são os finalistas para os prêmios de melhor goleiro e goleira de 2021. Porém, os vencedores só vão ser conhecidos no próximo dia 17 de janeiro, na cerimônia de entrega do prêmio The Best.

Vencedor da disputa em 2019, o goleiro Alisson, do Liverpool, ficou fora da lista de finalistas e não tem chances de ser coroado novamente. Logo, os escolhidos foram o italiano Gianluigi Donnaruma, o senegalês Édouard Mendy e o alemão Manuel Neuer.

Sendo assim, o favorito para levar o prêmio de melhor goleiro é Donnarumma, de 22 anos. Goleiro do PSG (ex-Milan) e da seleção da Itália, ele já conquistou a Bola de Ouro da revista France Football e foi escolhido o melhor jogador da Eurocopa.

Por sua vez, Mendy, de 29 anos, viveu seu auge na carreira em 2020/21 com o título da Liga dos Campeões pelo Chelsea. Além disso, ele foi o goleiro do time da última temporada na premiação da Uefa e ficou em segundo na Bola de Ouro.

Enquanto isso, Neuer foi apontado como um dos melhores goleiros da última edição da Champions League e ficou em quinto na premiação da France Football. O alemão do Bayern de Munique venceu o prêmio de melhor goleiro no The Best da temporada 2019/20.

Agora vamos falar das finalistas. Sendo assim, as finalistas são a alemã Ann-Katrin Berger (Chelsea), a chilena Christiane Endler (PSG/Lyon) e a canadense Stephanie Lynn Marie Labbé (FC Rosengård/PSG). Os finalistas para técnicos e jogadores saem nesta quinta e sexta, respectivamente.

Vale destacar que para o The Best todos os nomes indicados de cada categoria foram eleitos por um painel de especialistas da Fifa. Ou seja, o time que escolhe é formado por ex-jogadores e ex-jogadoras, treinadores e treinadoras.