- Time da Colina joga em São Januário nesta quinta-feira
- Torcida lotará o estádio em partida decisiva pela Série B
- Vasco tem melhor aproveitamento em casa desde 2003
Antes de mais nada, vamos falar sobre o Vasco. Isso porque o time recebe o Londrina, nesta quinta-feira, em São Januário, em duelo pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro. Aliás, a equipe cruzmaltina disputará quatro dos sete jogos que faltam no seu estádio e mira no ‘fator casa’ para garantir acesso à primeira divisão. Os ingressos para a partida decisiva pelo G-4, às 21h30, já estão esgotados. Assim, 22 mil torcedores devem lotar a Colina Histórica.
De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o Vasco vive sua pior sequência fora de casa na competição , mas no Rio de Janeiro o cenário é diferente. Diante da torcida, que enche São Januário a cada jogo, o Time da Colina conseguiu o melhor aproveitamento como mandante na era dos pontos corridos. E isso levando em conta as Série A e B.
Segundo informações do ‘Ge’, o Cruzmaltino ganhou dez jogos como mandante e empatou cinco nesta Série B. Ou seja, o retrospecto também contempla as duas partidas realizadas no Maracanã (vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro e empate em 0 a 0 com o Sport). Então, o aproveitamento atual, com 77,7%, é o melhor desde 2003. Na campanha do título da Série B de 2009, por exemplo, o Vasco obteve 73,6%.
Vasco perdeu os últimos oito jogos fora de casa
Curiosamente, na Série B de 2022, o Vasco tem apenas 28,8% de aproveitamento atuando fora de casa. Inclusive, são oito derrotas consecutivas na competição. Portanto, virou a maior sequência negativa como visitante da história do clube.
– É um jogo de 6 pontos, se ganha a gente abre uma vantagem maior. Em casa a gente é muito forte, se não fosse por eles (torcida), não estaríamos nessa posição. É um jogo para entrar focado, uma final. Temos que ir com esse pensamento para não pensar em nenhum outro resultado que não seja a vitória – afirmou o volante Yuri Lara, em entrevista coletiva, na última terça.
Com 48 pontos, o Vasco é o quarto colocado na tabela da Série B. Por outro lado, o Londrina é o quinto, com 45, e busca a vitória para encostar na equipe cruzmaltina. O Cruzeiro, com 68 pontos, lidera de forma isolada, com Grêmio (53) e Bahia (52) vindo logo atrás, no G-4.
Nenê está livre para jogar contra o Londrina
Além disso, nesta quarta, o meia Nenê foi absolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão contra a Chapecoense. Assim, o jogador está liberado para atuar pelo Vasco diante do Londrina. O camisa 10 havia recebido dois cartões amarelos no jogo da 22ª rodada da Série B, em São Januário.