• João Pedro marcou o único gol da partida
  • Uruguaio ainda perdeu outras oportunidades
  • Grêmio jogou em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha

O Grêmio subiu a Serra Gaúcha e, em Caxias do Sul, venceu o Santos por 1 a 0 na noite deste domingo, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em um jogo movimentado e bastante disputado, o Santos endureceu o duelo no Sul. Contudo, o campeão gaúcho se impôs e mesmo perdendo um pênalti com Luis Suárez, soube segurar a velocidade dos meninos da Vila e garantir os seus primeiros três pontos no retorno à Série A. O lateral-direito João Pedro marcou o único gol da partida.

Primeiro tempo disputado

O jogo começou bem movimentado no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Sem a Arena, o Grêmio viu o Santos fazer um jogo bem duro e ter oportunidades de gol. Embora também tenha tido bons momentos, como na finalização de Cristaldo, aos dez minutos, que João Paulo fez grande defesa, o Grêmio não soube se impor. Pelo menos nos primeiros minutos.

Marcos Leonardo aproveitou esses momentos de cochilo do Tricolor Gaúcho e por pouco não marcou de cabeça. Adriel, bem posicionado, fez a defesa. O mesmo Marcos Leonardo também teve a chance de sair na cara do gol do arqueiro gremista, mas se enrolou com a bola. O Santos ainda melhorou com a entrada de Soteldo no lugar do machucado Lucas Braga, mas não conseguiu abrir o placar.

Foi então que nos minutos finais da primeira etapa, o Tricolor Gaúcho abriu o placar, com o lateral João Paulo. Isso porque Diogo Barbosa chegou pela esquerda e cruzou. Bauermann afastou o perigo para a entrada da área. Mas o gremista pegou a sobra e, com enorme categoria, chutou no canto de João Paulo, sem defesa para o goleiro santista. E assim as equipes foram para o intervalo com vantagem para o time da casa.

Suárez perde pênalti no segundo tempo

A segunda etapa começou com o Grêmio tentando ampliar o marcador. Primeiro com Bitello, que chutou de fora da área para fora. No lance seguinte, Messias deu uma entrada em Cristaldo dentro da área. O árbitro não marcou, mas o VAR chamou para revisar o lance. Assim, foi marcado o pênalti para o Grêmio. Suárez foi para a cobrança e isolou. Perdeu a penalidade máxima.

Foi então que o Santos se animou e partiu para cima dos donos da casa. E chegou muito perto do gol, com Bauermann. Ângelo fez a jogada e cruzou. O zagueiro santista desviou de cabeça e Adriel fez uma grande defesa. O Santos seguiu rondando a área do Grêmio, dessa vez, sem conseguir uma grande finalização que levasse perigo ao gol de Adriel.

Assim, o Grêmio voltou a ter mais a bola e viu o Santos cansar. Nathan foi acionado por Renato Portaluppi. O meia melhorou o ataque da equipe gaúcha e por centímetros não marcou o segundo dos gaúchos, em um chute de fora da área, que passou tirando tinta da trave. Nathan também criou uma chance para Suárez, que finalizou e João Paulo fez a melhor defesa da partida. Com Soteldo expulso, ficou difícil para o Santos empatar. Então, o árbitro assinalou o fim da partida e a vitória do Grêmio.

As duas equipes voltam a jogar pelo Brasileirão no próximo final de semana. Enquanto o Grêmio encara, no domingo, o Cruzeiro, em Belo Horizonte, o Santos recebe o Atlético-MG, também no domingo, na Vila Belmiro, na Baixada Santista.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial