- Suárez marcou o único gol do jogo para o Tricolor Gaúcho
- Vasco teve boa atuação e não entrou no Z-4 pela derrota do Bahia
- Na última rodada, o Vasco recebe o Red Bull Bragantino
O Grêmio venceu o Vasco por 1 a 0 na noite deste domingo, na Arena, em Porto Alegre, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em sua despedida da Arena, o uruguaio Luis Suárez foi o protagonista do jogo, como de tantos outros na temporada. O craque emocionou os mais de 50 mil tricolores presentes ao estádio. O camisa 9 fez o único gol do jogo e, após o jogo, foi ovacionado pela torcida.
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 65 pontos. Embora após a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense tenha tirado qualquer chance de título, o time gaúcho só depende de si para ficar com a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem Na última rodada, o Tricolor Gaúcho encara o Fluminense, no Maracanã para confirmar a vaga.
Já o Vasco segue com 42 pontos e agora, na última rodada contra o Red Bull Bragantino, precisa ganhar e confirmar a vaga para o ano que vem na primeira divisão. Em caso de empate, o Vasco vai precisar torcer contra o Bahia, que tem 41 pontos e jogará contra o Atlético-MG. Ou seja, o clube da Colina ainda não está livre de uma queda para a segunda divisão.
Primeiro tempo de muita marcação
O primeiro tempo começou com o Grêmio tomando conta das ações. O grande protagonista da noite, o uruguaio Luis Suárez, era o jogador mais acionado do Tricolor Gaúcho. Logo aos seis minutos a primeira jogada do atacante. O camisa 9 recebeu em condições de frente na grande área. Ele finalizou, mas a bola bateu na defesa. No rebote, Nathan finalizou e conseguiu um escanteio.
Até então o Vasco ainda não tinha saído. Assim, teve que ver Suárez fazer uma bonita jogada dentro da área. O centroavante deu uma caneta em Léo Pelé. Na hora de finalizar, chutou torto e para fora. Aos 18 minutos, foi a vez do Vasco aparecer para tentar abrir o placar. Gabriel Pec fez a jogada, passou por Villasanti e entrou na área. Mas na hora de dar o passe, errou e tocou em cima de Pepê.
O Grêmio levou um susto, mas logo depois continuou pressionando. Isso porque a estratégia de ficar com a bola estava dando certo. Contudo, quando o Grêmio balançou as redes, foi em um lance de bola parada. Rodrigo Ely cabeceou livre após cobrança de falta. Contudo, o árbitro, com o auxílio do VAR anulou o que seria o primeiro gol da partida. Suárez ainda arriscou mais uma vez, mas sem êxito.
Suárez decide para o Grêmio
O segundo tempo começou com o que faltou no primeiro: gol. Logo no primeiro minuto, Nathan Fernandes achou Suárez na entrada da área, O artilheiro uruguaio chutou de chapa, no canto de Léo Jardim, que nada pôde fazer. Era o primeiro gol do Grêmio, o primeiro de Suárez na noite deste domingo. O resultado naquele momento colocava o Tricolor Gaúcho de volta ao G-4.
O gol do Grêmio despertou o Vasco. Vegetti foi responsável por duas oportunidades de gol. Na primeira, chutou longe do gol após a jogada e o cruzamento de Gabriel Pec. Na segunda, perdeu chance clara do empate em lançamento de Marlon Gomes. Não era o dia do Pirata. Essas oportunidades acabaram fazendo falta no fim do jogo. Isso porque a partida ficou aberta e os dois times mais expostos.
Suárez acertou a trave depois da jogada de Ferreira, que obrigou Léo Jardim a fazer boa defesa. Na parte final do jogo, com a entrada de Payet, o Vasco esteve melhor e por pouco não chega ao empate. Gabriel Pec tentou após receber lançamento. Caíque saiu do gol e Pec acertou a trave. Mas foi no último lance do jogo que Payet tocou para Praxedes, livre, finalizar no canto de Caíque. O arqueiro gremista fez grande defesa. E foi só.