- Com um gol de Sikan, o time ucraniano vence por 1 a 0 em Hamburgo
- Pouco inspirado, Barça perde a partida e os 100% de aproveitamento
- Grupo H fica embolado, mas e não garante a classificação antecipada
O Shakhtar Donetsk surpreendeu o Barcelona nesta terça-feira, venceu por 1 a 0 e embolou de vez o Grupo H. Recebendo o Barça em Hamburgo, na Alemanha, a equipe ucraniana fez 1 a 0, com Sikan, e superou um time catalão pouco inspirado. O time comandado por Xavi Hernández perdeu a invencibilidade na Liga dos Campeões.
Com o resultado, o Barcelona perde os 100% de aproveitamento, mas segue no comando do grupo, com 9 pontos. Por sua vez, o Shakhtar ganhou uma sobrevida e chegou aos 6 pontos, empatando com o Porto no momento. Isso porque o time de Portugal pega o lanterna e pode empatar com o Barça no topo da chave.
Confira como foi o jogo
No primeiro tempo, o Barcelona teve maior posse de bola, mas não converteu o volume de jogo em chances de gol. Ou seja, a equipe só levou perigo à meta ucraniana em chutes de longa distância. Por sua vez, o Shakhtar se defendeu bem e explorou o contra-ataque. Assim, balançou a rede aos 39 minutos, com uma bela jogada. Gocholeishvili recebeu lançamento longo na direita e cruzou na medida para Sikan cabecear no canto de Ter Stegen: 1 a 0.
Na etapa final, o brasileiro Newertton, que passou pela base do São Paulo, ainda mandou um chutaço no ângulo de Ter Stegen. No entanto, o gol foi anulado por impedimento. Na reta final da partida, o Barcelona pressionou em busca do empate, mas abusou das bolas alçadas na área e não furou o bloqueio ucraniano. Convocado a seleção brasileira, Raphinha foi titular do Barça, mas teve atuação discreta, como todo o time.
Na próxima rodada, O Shakhtar recebe o Royal Antwerp, Barcelona e Porto se enfrentam na Espanha. Pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona recebe o Alavés, enquanto o time ucraniano joga em casa contra o Dnipro pela liga nacional.