- Júnior Brandão e Reina marcaram para o Fantasma
- Ignácio e Ricardo Goulart fizeram os gols do Tricolor
- Rival do Bahia, Vitória consegue acesso à Série B
O Bahia sofreu, mas empatou com o Operário por 2 a 2, na noite deste sábado, na Fonte Nova, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Reina e Júnior Brandão abriram 2 a 0 para o Fantasma, mas Ricardo Goulart e Ignácio, este já no final do jogo, conseguiram evitar a derrota do Tricolor dentro de casa. O resultado não foi um bom negócio para nenhuma das equipes, já que permaneceram nas mesmas posições na competição.
O primeiro tempo começou com o Bahia pressionando dentro do campo de defesa do adversário. Sem conseguir respirar, o Operário teve muitas dificuldades nos primeiros 20 minutos de jogo. Ricardo Goulart marcou, mas a arbitragem apontou impedimento no início da jogada. O gol anulado parece que deixou o Bahia desanimado. Aos 20 minutos, na primeira escapada do Fantasma, Júnior Brandão encontrou Reina na esquerda. O colombiano fuzilou cruzado, sem chances para o arqueiro tricolor. Sem entender o que aconteceu, dois minutos depois, o Tricolor de Aço levou outro gol. Desta vez, Júnior Brandão escorando um cruzamento da esquerda.
Antes mesmo do intervalo, o time da casa acordou novamente, Ricardo Goulart e Jacaré eram os principais nomes do ataque baiano. As jogadas voltaram a ser criadas e o gol saiu antes mesmo de acabar a etapa. Ricardo Goulart completou um passe de cabeça, após escanteio vindo da esquerda. O gol aliviou a equipe da casa.
Pressão e gol no final da partida
Embora atrás no placar, o gol ainda na primeira etapa deu novo ânimo ao Bahia, que já foi começando o segundo tempo mandando uma bola no travessão. Mas para quem pensou que o Tricolor fosse chegar de forma rápida ao empate, se enganou. Conforme o tempo ia passando, mais cansados e menos efetivo eram os jogadores do time da casa. Com isso, o Fantasma voltou a levar perigo. Desta vez, com Rafael Chorão e Getterson.
Desorganizado e pouco efetivo, o Bahia foi para o tudo ou nada em busca do empate. De tanto insistir, acabou conseguindo a igualdade no placar, já nos acréscimos. Depois da cobrança de escanteio, Ignácio mandou para o gol, a bola ainda desviou em Dirceu e enganou o goleiro Vanderlei. Era o empate do Bahia. No último lance do jogo, ainda deu tempo de Rodallega ser expulso por falta no arqueiro do Fantasma.
O empate deixou o Bahia na terceira colocação, com 52 pontos. O Tricolor tem sete pontos de vantagem para o 5º colocado, que é o Londrina neste momento. O Operário, por sua vez, ocupa a 19ª colocação, com 31 pontos, quatro pontos atrás do Guarani, o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, marcada para sexta-feira, o Bahia encara a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó, enquanto o Operário recebe o Vila Nova no mesmo dia, em Ponta Grossa.
Correção: gol do empate tricolor foi do zagueiro Ignácio. Chegou a existir dúvida se teria sido contra, mas o 4º árbitro informou ter sido assinalado para o defensor. https://t.co/37jUgKSWqX pic.twitter.com/ctN8BqJkoY
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) September 24, 2022
Rival do Bahia, Vitória consegue acesso à Série B
O Vitória está de volta à Série B. Depois de empatar em 1 a 1 com o Paysandu, em Belém, na capital paraense, o Leão voltou para a divisão de acesso à elite do futebol brasileiro. A partida não foi fácil para a equipe baiana. Embora já não tivesse chances de acesso, o Papão dificultou as coisas e abriu o placar com Genilson. De olho na partida entre Figueirense e ABC, este já classificado, o Vitória foi para cima, já que uma vitória do Figueira tiraria as chances do Leão.
Mas sem medo de arriscar, Dionísio chutou de fora da área para empatar e colocar o Vitória de volta à segunda divisão do futebol brasileiro. Portanto, em 2023, o Vitória vai brigar para chegar novamente à Série A.
Vale lembrar que o Vitória mostrou um poder de recuperação muito grande em toda Série C. Isso porque a equipe começou muito mal e chegou a frequentar a zona de rebaixamento da competição. Contudo, aos poucos a equipe baiana foi se ajeitando e chegou ao quadrangular final no Grupo C. Mesmo sofrendo uma goleada de 5 a 1 do Figueirense na segunda rodada, o Rubro-Negro baiano se recuperou e conquistou o acesso. Veja como ficou a pontuação final do Grupo C:
- ABC – 12 pontos
- Vitória – 9 pontos
- Figueirense – 7 pontos
- Paysandu – 4 pontos