- Mathías Oliveira abriu o placar para o Napoli
- Boulaye Dia empatou e adiou o sonho do tri
- Napoli pode confirmar o título contra a Udinese
Não foi desta vez. Muito embora esteja em uma situação muito confortável, o Napoli empatou com a Salernitana por 1 a 1 e adiou o grito de campeão na manhã deste domingo no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles. A condição de precisar apenas de três pontos e confirmar o Scudetto com seis rodadas de antecedência veio após a derrota da Lazio para a Inter de Milão, por 3 a 1, no Giuseppe Meazza. Não foi uma partida dos sonhos do time de Luciano Spalletti. Muito tenso, os jogadores demoraram a chegar ao gol, o que ocorreu apenas na segunda etapa, com Mathías Oliveira. Contudo, no fim, Dia acertou um lindo chute e deixou tudo igual e a confirmação do título para a rodada que vem, contra a Udinese, fora de casa.
Olivera 🔵
— Lega Serie A (@SerieA) April 30, 2023
Un thread: 👀 pic.twitter.com/KlZTrQZvMx
Primeiro tempo tenso
Beneficiado pela derrota da Lazio contra a Inter de Milão (3 a 1), o Napoli entrou em campo com a necessidade de uma vitória simples sobre a Salernitana. Muito embora a equipe seja experiente e tenha mostrado durante toda a temporada maturidade, o primeiro tempo mostrou outra coisa. Pelo menos no início. A proximidade do título deixou os jogadores tensos e nervosos.
Assim, na base do abafa, Osimhen teve a primeira chance em uma cabeçada após o cruzamento de Lozano. A bola passou ao lado da meta de Ochoa. Um lance parecido com os mesmos personagens aconteceria também dois minutos depois. Também na pressão do início do jogo. Osimhen acertou o gol, mas Ochoa estava lá para pegar no centro do gol.
A tensão inicial foi passando e o Napoli passou a tocar mais a bola. Contudo, com um ritmo um pouco mais lento. Mesmo assim, conseguiu criar a sua principal chance de abrir o placar. Mais uma vez Osimhen, de cabeça. O artilheiro acertou a finalização e o goleiro mexicano fez a grande defesa do primeiro tempo. Isso aos 22 minutos. Enquanto isso, o Salernitana não conseguia sair de seu campo de defesa, mas não sofria tanto.
A última chegada da primeira etapa veio em um chute de fora da área de Anguissa, que Ochoa, mais uma vez, fez boa intervenção. Então, o gol sem sair, a torcida empurrando, deixou o Napoli e o seu treinador Luciano Spalletti nervosos e tensos. Naquele momento, a equipe inteira parecia pedir o final da primeira etapa e o intervalo para mudar a estratégia.
Che. Gran. Gol.
— Lega Serie A (@SerieA) April 30, 2023
🔥⚽️#NapoliSalernitana pic.twitter.com/GppJbfRX9G
Da alegria à frustração no segundo tempo
A segunda etapa começou conforme a primeira: com o Napoli atrás do seu gol, mas ainda muito tenso. Parece que o intervalo não foi capaz de acalmar os jogadores. Por isso, as jogadas ainda tinham muitos problemas, principalmente na velocidade de seus atletas. A Salernitana seguia fazendo o seu jogo de defesa. Se possível, armava alguns contra-ataques.
Foi então que aos 16 minutos, o que era tensão, virou alegria no Estádio Diego Armando Maradona. Raspadori cobra escanteio e Mathías Oliveira se antecipou na primeira trave para desviar e abrir o placar. Ochoa nada pôde fazer. O estádio virou uma festa só. Minutos depois, Elmas por pouco não ampliou o marcador. Mas a bola foi para fora após o chute cruzado do volante.
Com o 1 a 0 no placar e com o título nas mãos, os jogadores do Napoli relaxaram. Por conta disso, o time treinado por Paulo Sousa, ex-treinador do Flamengo, começou a se soltar e arriscar algumas jogadas de transição rápida. O Napoli por sua vez assustava o goleiro Ochoa, mas sem acertar o gol. As finalizações estavam indo para fora.
Foi então que aos 38 minutos, o pior aconteceu: Boulaye Dia dominou pela ponta direita, passou por Osimhem, que marcava pelo setor, e acertou um lindo chute de longe. Sem chances para Meret. Era o empate da Salernitana em pleno Estádio Diego Armando Maradona. A frustração tomou conta do local. O Napoli ainda pressionou, mas o empate se confirmou em meio a um misto de serenidade e lamentação.
Che. Gran. Gol.
— Lega Serie A (@SerieA) April 30, 2023
🔥⚽️#NapoliSalernitana pic.twitter.com/GppJbfRX9G