- Francês fez seu primeiro gol pelo Vasco contra o Fortaleza
- Vasco sai da zona de rebaixamento com o resultado
- Próximo jogo do Cruz-Maltino é contra o Flamengo
O Vasco suou a camisa, mas venceu o Fortaleza por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, em São Januário, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida em que o time carioca teve muito mais transpiração do que inspiração, o toque do talento do francês Payet, principal reforço da temporada, foi capaz de levar o Cruz-Maltino à vitória diante de seus torcedores.
A vitória vascaína tirou de forma momentânea o time da zona de rebaixamento do Brasileirão. Com 30 pontos, o time treinado por Ramón Diaz é o primeiro fora do grupo dos quatro últimos. Entretanto, o Vasco ainda poderá perder a posição no fim da rodada. Pelo lado do Leão, a derrota acabou com a invencibilidade da equipe cearense que já durava seis jogos. Neste momento, com 42 pontos, aparece na sétima colocação.
Na próxima rodada, o Vasco encara o clássico contra o Flamengo, no Maracanã. O Fortaleza, por sua vez, visita o Bahia, na Arena Fonte Nova.
Times perdem chances
O primeiro tempo começou com muita chuva em São Januário. Os dois times se adaptaram rápido ao gramado pesado no mítico estádio vascaíno. Contudo, o Vasco tomou logo conta das ações ofensivas da partida. O Fortaleza, embora um time muito bem armado, esperou o time da casa para sair no contra-ataque. Logo aos sete minutos, Praxedes recebeu em condições de abrir o placar, mas João Ricardo salvou e Pec mandou o rebote para fora.
Dois minutos depois, o argentino Vegetti apareceu no jogo. Em duas oportunidades, mostrou que é referência desse ataque vascaíno. No primeiro lance, exigiu bela defesa de João Ricardo. Minutos após, subiu mais do que todo mundo para cabecear para fora em um cruzamento de Gabriel Pec. Assim, logo depois desses lances de perigo, o Laion chegou pela primeira vez, com Pochettino. Léo Jardim evitou maior perigo ao gol vascaíno.
O Fortaleza cresceu no jogo e começou a fazer o seu já habitual jogo de toque de bola. Em bolas paradas, Benevenuto e Tinga colocaram o Laion no ataque. Mas sem maiores problemas para o gol de Léo Jardim. Pelo outro lado, João Ricardo teve mais trabalho. Praxedes novamente apareceu em boas condições, mas o arqueiro fez mais uma boa defesa.
Vegetti e Marlon Gomes foram os outros jogadores que insistiram em abrir o placar ainda no primeiro tempo. Dessa vez, nenhum dos dois acertou o gol de João Ricardo. Aos 38 minutos, Lucero finalizou pela primeira vez na partida e levou perigo a Léo Jardim. O goleiro vascaíno fez uma boa defesa. Machuca foi o último a tentar abrir o placar, mas sem sucesso.
Payet marca bonito gol
A etapa final começou com o Vasco em cima do Fortaleza. A equipe treinada por Juan Pablo Vojvoda voltou um pouco desligada para o segundo tempo e o time da casa aproveitou. Vegetti recebeu e invadiu a área e chutou, mas a bola bateu na defesa. Os comandados de Ramón Diaz cresceram no jogo e dominaram o campo defensivo do time cearense.
A boa onda que tomou conta do time vascaíno deu certo. Payet recebeu na entrada da área, limpou o zagueiro e chutou forte. A bola foi no canto direito de João Ricardo, que não teve chances de defesa. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Vasco. E o primeiro do francês Payet com a camisa vascaína. O gol deu uma certa tranquilidade aos donos da casa e nervosismo aos visitantes.
Os nervos ficaram alterados ainda mais quando na saída de bola o Fortaleza quase empatou. A jogada foi de Caio Alexandre, que levantou para Pikachu. O meia do Laion ajeitou com carinho para Pochettino finalizar de primeira de cabeça. Léo Jardim fez uma grande defesa e mandou para escanteio. Em mais um momento da temporada, Léo Jardim evita o pior.
A pressão do Fortaleza foi aumentando de forma gradativa. Para o Vasco, restou esperar o tempo passar. Isso porque o time não tinha mais forças para atacar. Os jogadores tiveram que ver o Fortaleza crescer e Léo Jardim fazer belas defesas. A principal delas veio após um chute de Marinho, que chegou cheio de efeito, e o goleiro do Vasco se esticou todo para pegar. E assim terminou a partida com vitória do Vasco.