• Gustavo Gómez e Piquerez marcaram os gols do Verdão
  • Equipe de Abel Ferreira voltou a vencer depois de cinco jogos
  • Palmeiras chega aos 47 pontos e fica no G4 do Brasileirão

O Palmeiras voltou a vencer. Neste domingo, o Verdão foi até o Couto Pereira, na capital paranaense, e venceu o Coritiba por 2 a 0, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O time treinado pelo português Abel Ferreira soube se impor mesmo jogando fora de casa e conseguiu encerrar o incômodo jejum de cinco partidas sem vitória, foram quatro derrotas e um empate no período.

Gustavo Gómez marcou o primeiro gol do jogo. Antes mesmo que o primeiro tempo terminasse, Piquerez acertou um belo chute para marcar o segundo gol. Depois disso, o segundo tempo foi somente para administrar. Com a vitória deste domingo, o Verdão chegou aos 47 pontos, ocupando, assim, a quarta colocação. O Coxa, por sua vez, está parado nos 20 pontos e segura a vice-lanterna. A distância do time paranaense para o primeiro fora da zona de rebaixamento já é de 11 pontos.

Os dois times voltam a campo no meio de semana. O Palmeiras faz o clássico contra o São Paulo, no Allianz Parque, na próxima quarta-feira, enquanto o Coritiba visita o Santos, na Vila Belmiro, na quinta-feira.

Palmeiras decide no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com os times se estudando nos primeiros minutos. As equipes com campanhas distintas, mas que na partida, pelo menos nos primeiros minutos, se mostravam muito equilibradas. O Coritiba começou tomando conta das ações, com lances de Robson, que fizeram Weverton trabalhar e levaram perigo ao gol do Verdão.

Essa pequena pressão no início do jogo quase deu resultado: aos sete minutos, Marcelino Moreno faz a jogada e cruzou para a área. A bola fica viva no meio da defesa palmeirense e Matheus Bianqui fica com a sobra e manda para as redes, Entretanto, o VAR analisou o lance e anulou, já que havia uma irregularidade na origem do lance. O gol anulado deixou o Coxa consternado e isso refletiu no campo.

O Palmeiras passou a dominar as ações e o time da casa não tinha mais como acompanhar. As chances foram surgindo uma atrás da outra. Com Raphael Veiga, com Mayke e com Flaco López. Aos poucos o Palmeiras não dava mais chances para o Coxa. Apenas em lances de bola parada ou em chutes de longa distância. Assim, começou um festival de chances desperdiçadas pelo Palmeiras, principalmente por Breno Lopes.

De tanto insistir, aos 32 minutos, saiu o gol do Palmeiras. Após cobrança de escanteio, Gustavo Gómez subiu mais do que todo mundo e colocou no canto de Gabriel para abrir o placar. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Palmeiras. Então, minutos depois, foi a vez de Piquerez acertar um chute de longe e marcar o segundo gol do Verdão no Couto Pereira.

Segundo tempo morno

O segundo tempo começou conforme o primeiro: os dois times se estudando, mas o Palmeiras tomou logo conta das ações ofensivas do jogo. Tanto é que no primeiro minuto de jogo, o volante Zé Rafael desviou uma cobrança de falta de Raphael Veiga e levou muito perigo ao gol de Gabriel. Não demorou muito para o Verdão dominar todas as ações do jogo.

Alguns minutos depois, em um contra-ataque, os jogadores do Coritiba pediram pênalti em um lance envolvendo Piquerez. O VAR entrou em ação para analisar o caso, mas depois de alguns minutos, os membros da sala de vídeo, em conjunto com o árbitro de campo, decidiram não dar o pênalti, O jogo seguiu e Robson criou mais uma chance para o Coxa, mas a defesa do Palmeiras conseguiu evitar.

O Palmeiras sabia que não precisaria se arriscar tanto no ataque. Mas as jogadas de seus homens de frente estavam saindo, principalmente pela direita. Ou seja, Mayke e Raphael Veiga estavam dando o tom por aquele lado. Os dois criaram uma bela jogada para Rony concluir de letra. Entretanto, a bola foi para a linha de fundo sem perigo para o gol de Gabriel.

Aliás, Rony ao lado de Breno Lopes cresceram no jogo e criaram grandes chances de gol. Por outro lado, o Coxa dependia muito de Slimani, que não estava em uma boa noite no Couto Pereira. O time da casa chegou apenas mais uma vez, com Victor Luis e mais nada. O Palmeiras se lançou com Kevin, mas também não balançou mais as redes. Assim, fim de jogo e vitória do Palmeiras.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial