- Mudança ocorre após atuações do goleiro Martínez na Copa do Mundo
- Argentino ganhou fama por provocar os rivais nas disputas de pênaltis
- Mudança, entãom vai passar a valer só a partir da temporada 2023/24
O International Football Association Board (Ifab) comunicou algumas mudanças importantes nas regras do futebol que valerão a partir da próxima temporada. A principal delas, inclusive, tem relação com o modo de agir dos goleiros durante as cobranças de pênaltis. As informações são do site ‘Globo Esporte’.
Ou seja, de acordo com a nova regra, os arqueiros não poderão atrasar as batidas do adversário e nem tocar nas traves ou na rede do seu gol. Ou seja, não podem distrair os cobradores. Vale ressaltar que a alteração ganhou coro após as atuações do argentino Emiliano ‘Dibu’ Martínez na Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Isso porque Dibu usou da ‘catimba’ nas disputas contra Holanda e França e provocou os rivais antes das batidas. A Argentina levou a melhor nas duas decisões por pênaltis, e garantiu o título mundial muito em função do grande desempenho do seu goleiro.
No comunicado oficial, o Ifab determinou ainda que o goleiro não pode se comportar de uma maneira que não demonstre respeito pelo jogo e adversário. A mudança, portanto, passará a valer em jogos oficiais só a partir do dia 1º de julho deste ano.
Além disso, o Ifab determinou que o tempo para as comemorações de gols terão serão somados ao final da partida. Afinal, a entidade ressaltou que as celebrações tomam um tempo considerável do jogo.