- Brasileiro Joelinton brilha e dá assistência para gol de Isak
- Newcastle consegue se classificar para a próxima fase
- Manchester City deixou muito a desejar na partida
O Newcastle venceu o Manchester City por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira, em St. James’ Park, em partida válida pela terceira fase da Copa do Liga Inglesa. A partida não foi muito atrativa, com erros de passe e muito pouco lance de perigo. Contudo, houve muita briga e disputa. Embora seja o torneio menos importante disputado em solo inglês, os dois times tinham o troféu como objetivo nesta temporada.
Com o brilho do brasileiro Joelinton, que esteve nas principais jogadas de sua equipe. No segundo tempo, a principal delas, Joelinton fez uma grande jogada, se livrou de dois marcadores e cruzou para Isak marcar o gol da classificação do Newcastle. Com a vitória, o clube da cidade de mesmo nome avançou para as oitavas de final da Copa da Liga Inglesa. Então, após o sorteio, veja como ficaram os confrontos:
- Mansfield x Port Vale
- Ipswich x Fulham
- Manchester United x Newcastle
- Bournemouth x Liverpool
- Chelsea x Blackburn
- West Ham x Arsenal
- Everton x Burnley
- Exeter x Middlesbrough
Primeiro tempo disputado
O primeiro tempo teve o Manchester City com o controle da bola e tentou impor o seu jogo com passes precisos entre os seus jogadores. Mas o Newcastle equilibrou o jogo logo nos primeiros minutos. Em casa, o time de St. James’ Park tinha a torcida ao seu lado e um bom time para encarar os atuais campeões da Champions League. Contudo, a equipe treinada por Pep Guardiola, em alguns momentos, mudava a rotação das jogadas.
Foi então que ao acelerar o jogo, Julián Álvarez recebeu, aos 17 minutos, de Bobb e chutou forte e cruzado. O goleiro Pope fez grande defesa com o pé. Foi o primeiro lance de perigo ao gol adversário na partida. Cerca de 10 minutos depois, a mesma jogada do City. Bobb achou Julián Álvarez, que chutou mais uma vez cruzado. Contudo, dessa vez, o argentino não acertou o gol.
O Manchester City seguiu em cima e assustou o goleiro Pope com Gvardiol. Depois de uma cobrança de escanteio, o zagueiro subiu na segunda trave e cabeceou com perigo, mas a bola foi para fora. O time de Manchester era melhor no jogo e conseguia, de certa forma, acuar o adversário. Sem saída, a estratégia do Newcastle foi o contra-ataque.
Aos 40 minutos, a melhor chance do jogo. Joelinton roubou a bola no meio-campo e partiu para o ataque. O brasileiro rolou para Murphy, que chutou forte. Ortega fez grande defesa com o pé. O time da casa perdia, assim, a melhor chance do jogo até então.
Segundo tempo tem gol
O segundo tempo começou de uma forma diferente para os donos da casa. Embora tenha tentado pegar o controle do jogo no início, o Newcastle abriu o placar aos sete minutos. Joelinton mais uma vez começou a jogada, passou por dois marcadores e cruzou rasteiro para Isak. O centroavante dominou antes de finalizar para o fundo das redes. Era o primeiro gol do jogo. O gol que daria a classificação para os donos da casa.
No lance seguinte ao gol, Isak tentou finalizar mais uma vez, mas não conseguiu. Vale destacar que o gol sofrido pelos Cityzens desestabilizou a equipe. Isso porque não houve maiores lances de perigo por um bom tempo. Errando passes e sem conseguir construir as jogadas de ataque. Somente aos 29 minutos, que Grealish finalizou nas mãos do arqueiro Pope.
O desespero tomou conta do time multicampeão do técnico espanhol. Tanto é que o treinador levou cartão amarelo por reclamação. Sem conseguir impor o seu ritmo, o City foi para o tudo ou nada nos minutos finais. O Newcastle se fechou e foi segurando a pressão. Vez ou outra, saía no contra-ataque. Gordon e Joelinton tiveram chances.
O City se viu em uma situação complicada: estava sendo eliminado da primeira competição do ano. De uma forma precoce, algo que não havia passado pela cabeça do famigerado treinador da equipe. A última chance do City foi com Rico Lewis, mas o chute foi para fora.
Liverpool, Chelsea e Arsenal também avançam
Dos principais times da Premier League, somente o Manchester City não avançou às oitavas. Depois da classificação do Manchester United na última terça-feira, nesta quarta foi a vez de Liverpool, Chelsea e Arsenal garantirem a classificação para a próxima fase. Os três seguem na disputa pelo troféu. O Liverpool contou com um time alternativo para vencer o Leicester em Anfield. De virada, os Reds fizeram gols somente no segundo tempo. Gakpo, Szoboszlai e Diogo Jota balançaram as redes e classificaram o time para as oitavas.
Assim, no outro confronto envolvendo um grande, o Chelsea derrotou o Brighton por 1 a 0 e espantou a má fase. Isso porque este foi o primeiro gol marcado pela equipe londrina no mês de setembro. Portanto, o time treinado pelo argentino Mauricio Pochettino contou com o gol de Nicolas Jackson para avançar. Então, no confronto da outra equipe de Londres, o Arsenal superou o Brentford, com um gol de Nelson.
Veja aqui os resultados:
- Chelsea 1 x 0 Brighton
- Brentford 0 x 1 Arsenal
- Liverpool 3 x 1 Leicester
- Lincoln City 0 x 1 West Ham
- Bournemouth 2 x 0 Stoke City
- Aston Villa 1 x 2 Everton
- Fulham 2 x 0 Norwich
- Blackburn 5 x 2 Cardiff
- Newcastle 1 x 0 Manchester City