- Fifa anuncia que o torneio acontecerá a cada 4 anos
- Competição vai ser nos moldes da Copa do Mundo
- Mundial de 2023 terá a Arábia Saudita como anfitriã
Antes de mais nada, vamos falar sobre o Mundial de Clubes. Isso porque a nova edição do torneio terá 32 participantes e está marcada para junho e julho de 2025. O Conselho técnico da Fifa anunciou a decisão nesta terça e levou em conta um conjunto de critérios. Vale ressaltar, então, que a distribuição das vagas entre os continentes ficará a cargo das confederações. Então, a divisão ficou dessa forma:
- AFC (Ásia): 4 vagas
- CAF (África): 4 vagas
- Concacaf (América do Norte e Central): 4 vagas
- Conmebol (América do Sul): 6 vagas
- OFC (Oceania): 1 vaga
- Uefa (Europa): 12 vagas
- País-sede do torneio: 1 vaga
De acordo com informações do site ‘Globo Esporte’, a Fifa ainda não definiu a sede do Mundial de Clubes já nesse novo formato. Contudo, ele será disputado nos moldes da Copa do Mundo de seleções. Ou seja, a competição acontecerá de quatro em quatro anos.
Por outro lado, as duas próximas edições (2023 e 2024) do Mundial ainda serão feitas no formato atual, com sete clubes. Ou seja, com um time de cada continente e um representante do país-sede (8 equipes no total). Além disso, a Fifa escolheu a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será realizado de 12 a 22 de dezembro deste ano.
No Mundial de 2022, realizado no Marrocos, agora em fevereiro, o Real Madrid venceu o Al Hilal, da Arábia Saudita, e conquistou o título. Representante sul-americano, o Flamengo terminou em terceiro após bater o Al Ahly, do Egito.