- Centroavante do Manchester City vence De Bruyne e Messi em prêmio da Uefa
- Norueguês fez 52 gols pelo City e ganhou a Tríplice Coroa na última temporada
- Pep Guardiola, multicampeão pelo time inglês, ganha como o melhor treinador
Desde já, vamos falar sobre o centroavante Erling Haaland, que foi escolhido como melhor jogador da Europa na temporada 2022/23. Isso porque o astro do Manchester City ganhou o prêmio dado pela Uefa, batendo o companheiro Kevin de Bruyne e Lionel Messi, ex-PSG e hoje no Inter Miami. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, em Monaco, depois do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões.
O norueguês se destacou com a camisa dos Citizens ao marcar 52 gols em 53 partidas na temporada passada. Além disso, o atacante foi o artilheiro da Champions League, com 12 gols, e bateu o recorde de gols na Premier League ao balançar a rede 36 vezes. Ele foi peça fundamental do time de Manchester na conquista da Tríplice Coroa europeia (Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra).
– Ganhei a Tríplice Coroa com 23 anos. Estou vivendo o sonho. Fazer isso com meus companheiros de time é especial. Estou feliz e me dá muita motivação para continuar trabalhando para conseguir os troféus – disse Haaland.
Vale lembrar que a premiação gerou polêmica ao deixar o atacante Vini Jr, do Real Madrid, de fora da lista dos 11 melhores. Um dos destaques do clube espanhol, o brasileiro ficou atrás de outros jogadores, como o croata Brozovic, o inglês Declan Rice, o argentino Alexis Mac Allister e o espanhol Jesús Navas.
O troféu de melhor jogador da Europa, inclusive, costuma ser um indicador de quem levará a Bola de Ouro, da revista ‘France Football’. Este prêmio acontece no dia 31 de outubro e engloba os melhores do mundo.
Outros premiados pela Uefa
Além disso, o espanhol Pep Guardiola levou o prêmio de melhor técnico do futebol europeu. Multicampeão, o comandante do Manchester City superou os italianos Simone Inzaghi, da Inter de Milão, e Luciano Spalletti, ex-Napoli e atualmente na seleção italiana.
No futebol feminino, então, a meia espanhol Aitana Bonmatí, que joga no Barcelona e na seleção espanhola, foi eleita a melhor jogada da temporada europeia passada. Campeã da Eurocopa em 2022 e vice da Copa do Mundo de 2023 à frente da Inglaterra, a holandesa Sarina Wiegman ganhou pelo segundo ano consecutivo como a melhor treinadora.