• Treinador levou o Tricolor Gaúcho à Copa Libertadores de 24
  • Conversas duraram cerca de 20 dias e teve desfecho positivo
  • Grêmio teve 37 vitórias em 64 jogos na temporada de 2023

O Grêmio acertou a renovação do técnico Renato Portaluppi por mais uma temporada. Depois de resolverem as últimas pendências do contrato, algo que durou cerca de três semanas, o clube anunciou de forma oficial em suas redes sociais na manhã deste sábado. Assim, além de Renato Portaluppi, Alexandre Mendes, o auxiliar, além de Marcelo Salles e Victor Hugo Signorelli, que seguem em Porto Alegre.

As conversas em torno da renovação do contrato do treinador começaram há cerca de 20 dias, quando as partes se reuniram pela primeira vez. Conforme informações do site “Globo Esporte”, o diretor executivo do Tricolor Gaúcho, Luís Vagner Vivian, liderou as reuniões com o empresário Gerson Oldemburg. Não foram conversas fáceis entre o Staff de Renato Portaluppi e o clube gaúcho.

Renato pediu aumento

Ainda conforme o site, Renato pediu um aumento salarial, uma espécie de reconhecimento pela temporada de 2023. Além dos títulos da Recopa Gaúcha e do Campeonato Gaúcho, o técnico levou o Grêmio à semifinal da Copa do Brasil e à fase de grupos da Copa Libertadores. O Grêmio reconheceu a valorização, mas pediu para que o treinador baixasse a pedida. Resolvido o problema, Renato Portaluppi se manifestou nas redes sociais:

– Vamos para mais um ano de muito trabalho e muitos desafios. Gostaria de agradecer ao presidente Guerra e a toda diretoria por confiar no nosso trabalho. E também quero agradecer a nossa torcida. Vocês foram fundamentais em 2023 e serão muito mais em 2024. Teremos muitos desafios importantes e o torcedor pode ter certeza de que o Grêmio virá muito forte. Obrigado por todo carinho. Feliz Ano Novo, torcida Tricolor. Vamos juntos, sempre – disse.

Em busca de reforços

Afinal, Renato somou 37 vitórias em 64 jogos na última temporada, o que representa um aproveitamento de 64% em todas as competições. Contudo, vale lembrar que o bom ano do Tricolor Gaúcho passou pela estrela de Luis Suárez. O uruguaio teve grande parcela de responsabilidade após conquistar a artilharia da equipe no ano e ainda por cima ter sido o jogador com maior participações em gols.

Então, a partir de agora, Renato Portaluppi tem a missão de reforçar o time e encontrar um substituto para Suárez na temporada. Até o momento, o meia Dodi e o atacante Soteldo foram confirmados como primeiros reforços para 2024. Com a Copa Libertadores para disputar, o Conselho de Administração foi autorizado a aumentar a folha salarial em cerca de R$ 4 milhões para o próximo ano.

Ou seja, com o sarrafo mais alto, o time que subiu da Série B de 2022, agora tem a chance de lutar pelo tetra da competição continental. Vale lembrar que Renato e Grêmio conquistaram juntos duas Libertadores. A de 83, quando Renato ainda era jogador do clube, e em 2017, este já como treinador.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial