- Germán Cano e Giovanni marcaram os gols do Flu
- Everton Cebolinha fez o gol do Flamengo
- Fluminense conquista a taça e a vantagem na semi
O Fluminense virou para cima do Flamengo, venceu por 2 a 1 e conquistou a Taça Guanabara de 2023 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, na última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. Em uma partida onde os times entraram bastante pilhados, o Rubro-Negro até saiu na frente com Everton Cebolinha, mas levou a virada no segundo tempo. Germán Cano e Giovanni marcaram os gols do Tricolor das Laranjeiras. O resultado não somente levou o clube ao seu 12°troféu da competição, como deu ao time de Fernando Diniz a vantagem nas semifinais.
O primeiro tempo começou com as equipes se estudando. O Flamengo, com uma formação diferente, tomou a iniciativa do jogo. Então, sem conseguir imprimir as suas características, o Fluminense se viu obrigado a picotar o jogo, fazendo algumas faltas.
Até os 15 minutos de jogo, nenhuma equipe havia chegado com perigo. Mas três minutos depois, Everton Cebolinha recebeu na ponta esquerda. Então, ele passou no meio de dois marcadores, deixou Nino no chão e chutou para marcar um golaço. Era o primeiro lance de perigo do Flamengo. 1 a 0 para o Rubro-Negro.
Assim, o Fluminense teve de entrar no jogo. Mas só passou a colocar a bola no chão a partir dos 20 minutos. Cinco minutos depois, quase empatou com Cano. Matheus Cunha fez grande defesa. Contudo, logo depois, Arrascaeta recebeu de Gerson e deu a resposta. Chutou no canto, mas Fábio evitou o segundo gol do Flamengo.
O lance mais polêmico do primeiro tempo ficou por conta do VAR. Matheus França roubou a bola de André e passou para Gabigol. O camisa 10 do Flamengo tocou para o gol e saiu comemorando. Mas depois da checagem no VAR, o árbitro anulou o gol. E assim as duas equipes foram para o intervalo.
VIRADA E TÍTULO DA TAÇA GUANABARA PRO #TIMEDEGUERREIROS! pic.twitter.com/6ObHTaXezq
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 9, 2023
Segundo tempo quente
O Fluminense já havia melhorado no final do primeiro tempo. Então, por conta disso, voltou melhor do que o Flamengo na segunda etapa. E não demorou muito para chegar ao empate. Depois de uma bela troca de passes, a bola chegou em Arias, que de bico, achou Cano, que empatou o jogo.
O empate não servia para o Fluminense, que seguiu pressionando. O Flamengo, como dito acima, com uma formação não usual para o elenco, teve muitas dificuldades de criar jogadas de perigo. Essas, vinham através de jogadas individuais. Mas vinha criando pouco.
O Tricolor das Laranjeiras foi para cima, com organização e tranquilidade, que não tinha no primeiro tempo, foi buscando ganhar espaço. Assim, o Tricolor, de tanto insistir, chegou ao seu gol. Depois de uma falta cobrada na área, Cano chutou torto, a bola sobrou para Giovanni chutar sem defesa para Matheus Cunha.
Os ânimos ficaram exaltados por conta do gol. Isso porque o time rubro-negro pediu impedimento de Alan no lance do segundo gol do Fluminense. Por fim, ainda deu tempo de Cebolinha cobrar uma bonita falta, que Fábio defendeu com estilo. Então, 2 a 1 Fluminense e festa nas Laranjeiras.
Simplesmente. pic.twitter.com/Ua9VXumdni
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 9, 2023