- Rubro-Negro ultrapassa o Botafogo e encosta no líder Palmeiras
- Cebolinha, Pedro e Everton Ribeiro fizeram os gols do Flamengo
- Na próxima rodada, Rubro-Negro encara o Atlético-MG, no Maracanã
O Flamengo venceu o América-MG por 3 a 0 na tarde deste domingo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, Minas Gerais, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Rubro-Negro levou alguns sustos no início do jogo, como uma bola na trave de Felipe Azevedo. Mas aos poucos acabou tomando conta do jogo e marcando os gols.
No primeiro tempo, Everton Cebolinha abriu o placar na cidade mineira. Logo no início da segunda etapa, Pedro, depois de uma ótima jogada do ataque da equipe carioca, Pedro ampliou em um chute de na saída do goleiro. Por fim, Everton Ribeiro, de letra, fechou o placar para a alegria dos mais de 40 mil torcedores que compareceram ao Parque do Sabiá.
Com a vitória, o Flamengo passou o Botafogo e chegou aos 63 pontos, igualando, assim, a pontuação do Palmeiras. Contudo, o time paulista leva vantagem no saldo de gols. Vale lembrar que o Rubro-Negro chegou a liderar o campeonato em alguns momentos da rodada deste domingo, mas no fim, o Verdão conseguiu empatar contra o Fortaleza e se manteve na ponta.
Os três pontos também garantiram o Flamengo em sua oitava participação seguida na Copa Libertadores. Na próxima rodada, o Flamengo encara o Atlético-MG, no Maracanã, enquanto o Palmeiras pega o América-MG, em Barueri.
Flamengo leva susto no início
O primeiro tempo começou com o Flamengo tomando conta das ações ofensivas do jogo. O América-MG começou o jogo se defendendo, mas começou a encontrar espaços na defesa rubro-negra. Não demorou muito para o Coelho sair em contra-ataques rápidos. Foi então que o time comandado por Tite se viu com problemas na defesa e passou a atacar menos.
Nesse período, o Flamengo sofreu com os ataques e cruzamentos na área do América. No primeiro lance claro de gol, Felipe Azevedo aproveitou o passe vindo da direita e encheu o pé para o gol. A bola subiu e explodiu na trave do gol defendido por Rossi. No lance seguinte, o mesmo Felipe Azevedo conseguiu finalizar novamente com perigo. Dessa vez, depois de uma roubada de bola. No chute, a bola passou perto da trave esquerda de Rossi.
Depois de levar esses sustos, o Rubro-Negro voltou a se animar. Everton Cebolinha e Bruno Henrique eram os jogadores que levavam o Flamengo à frente. Mas foi quando Ayrton Lucas entrou de vez no jogo é que o time carioca abriu o placar. Depois do cruzamento da esquerda, de perna direita, Everton Cebolinho subiu sozinho e finalizou de cabeça para abrir o placar em Uberlândia.
O Flamengo ainda tentou o segundo antes de terminar o primeiro tempo, mas parou em algumas intervenções do goleiro do Coelho. Além disso, nas decisões erradas do ataque rubro-negro. Arrascaeta, para fora, e Felipe Azevedo, com a bola na defesa, e Mastriani, para fora, foram os três que tiveram a última chance de marcar no primeiro tempo.
Flamengo deslancha no segundo tempo
O Flamengo entrou em campo no segundo tempo disposto a decidir o jogo. Antes do primeiro minuto, em jogada de Bruno Henrique, a bola ficou com Arrascaeta, que arriscou o chute da entrada da área. Jori fez bela defesa. O time carioca estava com a bola e deixou o adversário acuado no campo de defesa. Organizado, o Flamengo aguardava o momento certo de entrar na área.
E isso aconteceu aos quatro minutos. Após receber um lançamento longo, Arrascaeta dominou e aguardou os companheiros chegarem. O uruguaio tocou para Bruno Henrique, que logo passou para Pedro. O camisa 9 deu um “tapa, de chapa” na bola e saiu para o abraço. Era o segundo gol do Flamengo em Uberlândia, o que deu mais tranquilidade para o time de Tite.
Logo após o segundo gol, quando o técnico do Flamengo começava a querer mexer no time, Erick Pulgar, principal jogador de meio-campo hoje do clube, fez falta dura e recebeu o cartão amarelo. O terceiro. Portanto, o chileno não joga contra o Atético-MG, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela 36ª rodada. Apesar disso, ele seguiu em campo por mais alguns minutos.
Foi então que na parte final do jogo, os jogadores do Flamengo já sabiam que Palmeiras estava à frente por saldo de gols. Então, deu a impressão que a equipe estava correndo mais do que o normal buscando mais gols para o saldo. E ele saiu: Everton Ribeiro recebeu cruzamento de Cebolinha e completou para o gol de letra. Assim, o time decretava o placar e assumia a vice-liderança.