- Clube carioca está no mercado para reforçar o elenco
- Jogador enfrentou o Flamengo na decisão de 2019
- Diretoria se reuniu com empresário em Buenos Aires
O Flamengo segue em busca de reforçar o seu já potente elenco para a temporada de 2023. Embora ainda não tenha se acertado com os jogadores que tem no plantel, a diretoria rubro-negra está mapeando o mercado atrás de jogadores não somente do agrado do torcedor como também do técnico argentino Jorge Sampaoli. Por conta disso, os dirigentes estão agarrando as oportunidades com o intuito de abrir caminho para a chegada de jogadores.
Assim, após o anúncio oficial da chegada do atacante Luiz Araújo, do Atlanta United, dos EUA, o Rubro-Negro abriu conversas para trazer mais um atacante. Trata-se do uruguaio De la Cruz, de 25 anos, que joga no River Plate, da Argentina. Jogador de boa técnica, que joga em várias posições pelo campo, De la Cruz é um dos ídolos da história recente do clube argentino.
Conforme informações do site “Globo Esporte”, os dirigentes do clube carioca estiveram em um encontro com o staff do jogador em Buenos Aires. A reunião aconteceu na semana da partida entre Flamengo e Racing, que empataram em 1 a 1, pelo Grupo A, da Libertadores. Ou seja, as tratativas começaram no início do mês entre as partes interessadas no negócio.
Esta não é a primeira vez que o Flamengo monitora os passos do jogador uruguaio. Há alguns anos que o clube carioca tenta uma aproximação para a contratação de De la Cruz. Na última, os dirigentes rubro-negros acompanharam de perto da novela da renovação do jogador com o River Plate. Na última temporada, o atleta renovou com a equipe da Argentina até dezembro de 2025.
⚽️ Entrenamiento pensando en Platense. 💪🏼#VamosRiver ⚪️❤️⚪️ pic.twitter.com/ivkQoQIogU
— River Plate (@RiverPlate) May 18, 2023
Bom reforço e preço alto
Embora De la Cruz tenha renovado na última temporada, o Flamengo ainda fez uma consulta aos argentinos com o objetivo de saber de quanto precisaria para trazer o atacante. Em novembro de 2022, quando o meia estendeu o contrato, os dirigentes souberam através de intermediários que o River tinha uma pedida superior a 15 milhões de euros, algo em torno de R$ 80 milhões.
Contudo, por mais caro que seja, o fato de fazer diversas funções no meio-campo o torna um jogador visto com bons olhos pelo técnico argentino Jorge Sampaoli. Portanto, De la Cruz se encaixa perfeitamente no perfil buscado pelo treinador para moldar o Flamengo à sua preferência. Vale lembrar que Sampaoli trabalhou com o irmão mais velho de De la Cruz, o meia Carlos Sánchez.
De la Cruz foi revelado pelo Liverpool, do Uruguai, que joga a Libertadores deste ano e está no grupo do Corinthians. Mas o jogador só apareceu em destaque ao conquistar o Sul-Americano Sub-20 com a seleção do Uruguai. O meia venceu a Libertadores de 2018, embora não tenha atuado na partida final contra o Boca Juniors, no Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha. Mas foi titular na derrota para o Flamengo, em Lima, por 2 a 1.
De la Cruz já tem convivência com dois dos atletas do plantel do Flamengo. Isso porque o meia foi um dos convocados para a Copa do Mundo do Catar pela Celeste ao lado do lateral-direito Varela e do ídolo Arrascaeta. O Flamengo ainda busca reforços para o setor de meio-campo para apresentar ao treinador na próxima janela de transferências, que vai do dia 03 de junho ao dia 2 de agosto.