- Manchester City tem metade dos candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo
- Haaland, Mbappé e Messi estão entre os escolhidos. Ederson concorre a melhor goleiro
- Ao contrário do ano passado, Vinicius Junior não figura na lista, assim como Neymar
Antes de tudo, vamos falar sobre os indicados ao Fifa The Best 2023. Afinal, a entidade máxima do futebol anunciou, nesta quinta-feira, os concorrentes ao prêmio. Entre os 12 escolhidos, seis são do Manchester City, como Haaland e De Bruyne. Atual vencedor, Lionel Messi, hoje no Inter Miami, está na disputa, assim como Mbappé, do PSG.
Diferentemente do ano passado, o atacante Vini Jr, do Real Madrid, não entrou na lista do The Best deste ano. O mesmo valeu para o atacante Neymar, ex-PSG e atualmente no Al-Hilal. A cerimônia ainda não tem data confirmada.
Curiosamente, o jogador do Real Madrid é o único brasileiro na lista dos 30 concorrentes à Bola de Ouro 2023. Vini fez 22 gols e deu 20 assistências em 60 partidas por clube e seleção na última temporada. Além disso, ele comandou o Real Madrid até a semifinal da Liga dos Campeões e no título da Copa do Rei.
Confira os 12 indicados ao Fifa The Best:
- Julián Álvarez (Argentina/Manchester City)
- Marcelo Brozović (Croácia/Inter de Milão e Al-Nassr)
- Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City)
- İlkay Gündoğan (Alemanha/Manchester City e Barcelona)
- Erling Haaland (Noruega/Manchester City)
- Rodri (Espanha/Manchester City)
- Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia/Napoli)
- Kylian Mbappé (França/PSG)
- Lionel Messi (Argentina/PSG e Inter Miami)
- Victor Osimhen (Nigéria/Napoli)
- Declan Rice (Inglaterra/West Ham e Arsenal)
- Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)
Por sua vez, Ederson foi o único brasileiro concorrente nesta temporada. Isso porque o jogador do Manchester City e da Seleção é um dos finalistas ao prêmio de melhor goleiro. Bono, ex-Sevilla e hoje no Al-Hilal, e o belga Courtois, do Real Madrid, o camaronês Onana, ex-Inter de Milão e atualmente no Manchester United, e o alemão Ter Stegen, do Barcelona.
Entre os treinadores, Pep Guardiola (Manchester City), Simone Inzaghi (Inter de Milão), Ange Postecoglou (Celtic e Tottenham), Luciano Spalletti (Napoli) e Xavi (Barcelona) são os finalistas.
A premiação da Fifa, vale ressaltar, elege os melhores jogadores do mundo em um determinado período de avaliação. Desde vez, valeu o desempenho de 19 dezembro de 2022, um dia depois da final da Copa do Mundo, a 20 de agosto de 2023.
Entre as mulheres, três atletas da seleção espanhola, campeão mundial, foram escolhidas: Aitana Bonmatí, Jenni Hermoso e Salma Paralluelo. No futebol feminino, porém, o período de avaliação ficou entre 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023, data da final do último Mundial.