- Arqueiro é o segundo brasileiro a levar a categoria no prêmio
- Jogador do Manchester City supera Dibu Martínez e Courtois
- Ederson também concorrerá ao prêmio Fifa The Best de 2023
Antes de mais nada, vamos falar sobre o brasileiro Ederson, do Manchester City. Isso porque ele foi eleito o melhor goleiro do mundo em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Jornalistas esportivos e especialistas em futebol espalhados por mais de 120 países participaram do júri.
O jogador de 30 anos, então, superou nomes como o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, e o belga Thibaut Courtois, do Real Madrid. Portanto, Ederson se tornou o segundo atleta do Brasil a ganhar a categoria, repetindo o feito de Alisson, do Liverpool, quatro anos atrás.
Ederson, vale lembrar, foi titular e uma peça importante na conquista da Tríplice Coroa do Manchester City na temporada 2022/23 (Premier League, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões). O goleiro levou a melhor ao somar 145 pontos na disputa. Dibu Martínez e Courtois fecharam o ranking, com 76 e 73 pontos. Alisson ficou em oitavo lugar, com 19 pontos.
Veja, então, o ranking dos goleiros da IFFHS:
- Ederson (Brasil/Manchester City) – 145 pontos
- Dibu Martínez (Argentina/Aston Villa) – 76
- Courtois (Bélgica/Real Madrid) – 73
- Ter Stegen (Alemanha/Barcelona) – 58
- Oblak (Eslovênia/Atlético de Madrid) – 36
- Donnarumma (Itália/PSG) – 23
- Bono (Marrocos/Sevilla e Al-Hilal) – 22
- Alisson (Brasil/Liverpool) – 19
- Onana (Camarões/Inter de Milão e Manchester United) – 16
- Maignan (França/Milan) – 13
O goleiro do Manchester City, aliás, também está na disputa do The Best 2023, organizado pela Fifa. Na premiação, Ederson concorre com Courtois e o marroquino Bono, ex-Sevilla e atualmente no Al-Hilal. O vencedor, contudo, só vai ser revelado no dia 15 de janeiro de 2024, em cerimônia realizada em Londres.