- No Independência, Raposa vence por 4 a 0 neste domingo
- Henrique Dourado, Marlon e Gilberto (2) marcam os gols
- Raposa vai para o quarto lugar, e o Coelho fica na lanterna
Eficiente no ataque, o Cruzeiro venceu o clássico com o América-MG por 4 a 0, na noite deste domingo, no Independência, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Henrique Dourado colocou a Raposa na frente no primeiro tempo, enquanto Marlon Xavier e Gilberto (dois) fecharam o placar na etapa final. O resultado, aliás, encerrou o tabu de sete vitórias seguidas do Coelho diante da equipe celeste, que retornou ao G4.
Com a goleada, o Cruzeiro encerra a rodada na quarta posição da tabela, com 12 pontos somados depois de seis jogos. Ou seja, três pontos separam a Raposa da liderança do Brasileirão. Além disso, o time do técnico Pepa tem dois pontos a mais que o rival Atlético-MG, sexto colocado. Por sua vez, o América-MG continua sem vencer no campeonato e permanece na 20ª posição, com só um ponto ganho até o momento.
Vale ressaltar que a vitória deste domingo parou a sequência de sete vitórias consecutivas do América-MG contra o Cruzeiro. Afinal, o último triunfo da Raposa no clássico tinha sido em dezembro de 2020, ainda pela Série B, no Independência. O Coelho, então, vinha ganhando todos os confrontos com o time celeste.
Cruzeiro e América Mineiro, portanto, voltam a jogar na próxima quarta pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A Raposa enfrenta o Grêmio, às 19h30 (de Brasília), na arena do clube gaúcho. Já o América recebe o Inter, às 21h30, no Independência.
Dourado coloca o Cruzeiro na frente
No primeiro tempo, o Cruzeiro começou no ataque. Aos seis minutos, Ramiro finalizou para a boa defesa de Matheus Cavichioli. Em seguida, o América tentou responder em chute de Mikael. Porém, a bola foi no meio do gol e facilitou a defesa de Rafael Cabral. Aos 14 minutos, Aloísio assustou a meta cruzeirense ao acertar o travessão. Na sequência, Mikael chutou tirando tinta da trave e assustou a Raposa mais uma vez.
Mesmo com a pressão americana, quem abriu o placar foi o Cruzeiro. Aos 32 minutos, após cruzamento na área, Bruno Rodrigues ajeitou, e Henrique Dourado marcou de cabeça: 1 a 0. Depois disso, Éder chegou a marcar para o Coelho, mas estava impedido no lance. Nos acréscimos, Mikael ainda teve a oportunidade de empatar, mas mandou a bola rente à trave.
Cruzeiro marca mais três vezes e dá goleada
O América voltou do intervalo buscando pressionar e criou lance ofensivos em sequência. Numa delas, com oito minutos, Éder pegou a sobra na área, mas desperdiçou e mandou para fora. A equipe celeste respondeu, então, aos 18, com Gilberto mandando de cabeça por cima da trave. Aos 24, então, William cruzou, e Marlon só escorou para o fundo da rede: 2 a 0.
Em seguida, o Coelho acertou a trave novamente, em chute de Martinez. Contudo, aos 38 minutos, Igor Formiga levantou a bola na área, e Gilberto completou de cabeça no canto para fazer 3 a 0. Com o América entregue, Gilberto fechou a goleada aos 45. O centroavante recebeu lançamento pela direita, entrou na área e bateu cruzado. Cavichioli tentou defender, mas a bola acabou entrando: 4 a 0 para o Cruzeiro.
Na próxima rodada do Brasileirão, o América encara o Fortaleza, no sábado, às 18h30, em casa. O Cruzeiro jogará na segunda, diante do Cuiabá, também no Independência. Os jogos, aliás, serão pela sétima rodada do campeonato.