
- Léo Pereira fez o gol nos acréscimos no Maracanã lotado
- Sem Everton e Arrascaeta, Sampaoli teve dificuldades
- Flamengo assume a sexta colocação, com 12 pontos
O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em uma partida onde o Rubro-Negro teve muitas dificuldades por conta dos desfalques de Everton Ribeiro e Arrascaeta. O técnico Jorge Sampaoli ficou vendido e viu o adversário ser melhor durante boa parte dos 90 minutos.
Contudo, o zagueiro Léo Pereira se machucou no fim da partida. Sem poder mexer, o treinador pediu para o defensor ir para o ataque. E deu certo. De cabeça, Léo Pereira fez o gol da vitória e garantiu os três pontos para o time da Gávea. Restou ao Corinthians se convencer de que jogou bem e que já enxerga um futuro melhor com o técnico Vanderlei Luxemburgo. A vitória deixou o Flamengo em sexto lugar, com 12 pontos. O Timão, em 17°, tem cinco.
FIIIIIIM DE JOGO NO MARACA! Pelo Brasileirão, O MENGÃO vence o Corinthians por 1 a 0 com gol do zagueiro Léo Pereira! É O MENGOOOO! #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/9dVE3s8HIF
— Flamengo (@Flamengo) May 21, 2023
Primeiro tempo de poucas chances
A primeira etapa começou de forma diferente do que o Flamengo queria. Com um time idealizado durante a semana pelo técnico Jorge Sampaoli, a tendência era de que o time pressionasse desde os primeiros minutos para atropelar os rivais paulistas. Mas não foi o que aconteceu. No aquecimento, Arrascaeta sentiu um incômodo e ficou fora. Ele se juntou a Everton Ribeiro lesionado.
O Corinthians por sua vez foi ao Maracanã se defender. Com Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto preparados para as transições rápidas. Os laterais também eram mais jovens e rápidos. Com isso, Vanderlei Luxemburgo tentaria surpreender o Flamengo. Os primeiros 15 minutos, contudo, foram de marasmo e poucas chances. O Flamengo não acontecia e o Corinthians não contra-atacava.
Então, na primeira chance do Flamengo, Pulgar, que fazia uma ótima partida, achou Gabigol na entrada da área. O camisa 10 rubro-negro chutou, mas Bruno Méndez travou na hora do chute. e a bola acabou indo para escanteio. O primeiro lance ligou o modo turbo da partida. Pelo menos nos minutos seguintes. O Corinthians, então, criou a melhor chance do jogo com Matheus Bidu, no primeiro contra-ataque certo do Timão.
Minutos depois, então, Róger Guedes recebeu em uma ótima jogada do Corinthians. O camisa 10 do Timão bateu cruzado, a bola passou por Santos e Yuri Alberto por pouco não entrou com bola e tudo. O Corinthians viu que o Flamengo cansou e perdeu o ímpeto e terminou o primeiro tempo em melhores condições. A torcida do Flamengo ficou na bronca, já que o time perdeu algumas chances no fim da primeira etapa.
https://twitter.com/Flamengo/status/1660395750348431362Jogo igual e gol de Léo Pereira
O Corinthians aproveitou que não levou gol no fim do primeiro tempo e concluiu bem a etapa para seguir pressionando o Flamengo em seu campo de defesa. Thiago Maia recuou mal e Santos afastou de forma ainda pior. A bola sobrou para Paulinho, que toca para Yuri Alberto. De frente para Santos, o atacante chutou em cima do goleiro. A bola sobrou para Róger Guedes, que chutou em cima do arqueiro do Flamengo também.
O que se viu nos primeiros minutos da etapa complementar foi o Timão pressionando o Flamengo. Foram três escanteios seguidos. O jovem Wesley, se não ia bem no ataque, na defesa foi um dos destaques. Então, demorou para o Flamengo sair da pressão. Foi quando Sampaoli tirou Pedro para colocar Everton Cebolinha na partida. Essa pressão terminou com uma cabeçada de Yuri Alberto, que assustou o goleiro Santos.
Além de Cebolinha, Vidal entrou no lugar do lesionado Pulgar. Assim, o Rubro-Negro voltou a ficar mais com a bola e evitar os sustos que vinha levando no início do segundo tempo. As jogadas voltaram a sair com mais fluidez. Embora Cássio não tenha sido exigido. Léo Pereira, o zagueiro, teve uma chance para marcar de falta, mas a bola passou perto e foi para fora.
Foi então que o mesmo Léo Pereira pediu para sair. Sentiu um incômodo na coxa. Como Sampaoli já havia feito todas as trocas, o zagueiro teve de continuar. O treinador mandou que fosse ao ataque. Aos 48, veio o gol da vitória. Justamente de Léo Pereira, que aproveitou um cruzamento de Cebolinha e cabeceou sozinho no canto de Cássio. Era o gol do Flamengo e a garantia dos três pontos.
O MENGÃO NUNCA DESISTE! Confira o gol de @leopereira_04, diante do Corinthians, pelo @Brasileirao, diretamente do gramado do Maracanã! 🔴⚫😍#VamosFlamengo #CRF pic.twitter.com/jcaqyDUIun
— Flamengo (@Flamengo) May 21, 2023