• Gundogan marca de pênalti e garante a virada por 2 a 1
  • Munir abre o placar, e Ferrán Torres faz o outro do Barça
  • Vitor Roque estreia, entra no segundo tempo e perde gol

O Barcelona teve trabalho, mas venceu o Las Palmas nesta quinta-feira, fora de casa, e voltou ao terceiro lugar da LaLiga. Pela 19ª rodada, os comandados de Xavi Hernández fizeram 2 a 1, de virada, contando com gol de Gundogan, em pênalti sofrido por ele mesmo, nos acréscimos do segundo tempo. Munir El Haddadi havia inaugurado o placar e Ferrán Torres empatado o jogo que marcou a estreia do centroavante brasileiro Vitor Roque, ex-Athletico-PR.

Com o resultado, então, o Barcelona chegou aos 41 pontos e assumiu a 3ª posição do Campeonato Espanhol. O Las Palmas, por sua vez, seguiu em 10º, com 25. Real Madrid e Girona, ambos com 48 pontos, lideram a LaLiga.

Confira como foi o primeiro tempo

O começo do jogo foi ruim para o Barcelona. Após perder João Cancelo por lesão sofrida em dividida, o time culé ainda viu o Las Palmas abrir o placar aos 11 minutos. Sandro Ramírez recebeu a bola com liberdade pela direita e cruzou rasteiro para a entrada da pequena área. Então, Munir se antecipou ao goleiro Iñaki Peña e completou para fazer 1 a 0.

Marcando em linha alta e forçando o erro de passe do Barça, o time da casa tentou explorar os lançamentos. Do lado da equipe catalã, a principal jogada saiu em ligação direta, quando Sergi Roberto saiu cara a cara com o goleiro. Porém, ele preferiu tentar o toque para Lewandowski em vez de finalizar, e Mármol cortou.

O Barcelona, pouco inspirado nos 45 minutos, saiu para o intervalo sem acertar o gol adversário. Já o Las Palmas criou chances de ampliar, mas Peña defendeu chute de Muñoz, com Sandro acertando a trave no rebote.

Veja como foi a segunda etapa

Na segunda etapa, mesmo sem jogar bem, o Barça empatou o jogo aos 10 minutos. Em lance de sorte, Coco tentou afastar a bola da área, mandou na cabeça de Lewandowski, e a bola se ofereceu a Sergi Roberto. Então, ele ajeitou para Ferrán Torres marcar: 1 a 1. A equipe culé passou a pressionar mais e conseguiu a virada nos acréscimos da partida.

Aos 46 minutos, após grande defesa de Valles em finalização de João Félix, Gundogan foi empurrado por Sinkgraven embaixo do travessão. O defensor do Las Palmas acabou sendo expulso. Na cobrança do pênalti, Gundogan chutou rasteiro, no meio do gol, e Valles pulou para o lado esquerdo, sem chance de defesa: 2 a 1.

Nos instantes finais, então, o estreante Vitor Roque perdeu chance clara de marcar. João Félix foi lançado pela esquerda da área e tocou para o brasileiro, que dominou, bateu de canhota na saída do goleiro e mandou rente à trave esquerda.

Próximo jogos das equipes

O Barcelona voltará suas atenções para outras duas competições. No domingo (dia 7), às 17h (de Brasília), a equipe catalã visitará o Barbastro, pela segunda fase da Copa do Rei. Na quinta (11), às 16h, o Barça encara o Osasuna pela semifinal da Supercopa da Espanha. Pela 20ª rodada, o Barcelona receberá o Osasuna no dia 14 de janeiro, enquanto o Las Palmas jogará em casa contra o Villarreal, no dia 13.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial