- Empate em 1 a 1 no tempo normal levou para os pênaltis
- Goleiro Mycael brilhou durante as cobranças ao pegar um
- Brasil conquistou o ouro pela quinta vez em sua história
O Brasil superou o Chile e é medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023. A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Ramon Menezes, empatou em 1 a 1 com os donos da casa e venceu nos pênaltis por 4 a 2, em Viña de Mar. A decisão da medalha de ouro se mostrou sempre equilibrada. O Brasil buscava a sua quinta conquista, enquanto os chilenos o título inédito.
Maxi Guerrero abriu o placar para o Chile. A Seleção Brasileira só conseguiu o empate depois do abafa no segundo tempo. O gol de Ronald saiu apenas aos 38 minutos da etapa complementar. Ou seja, o time brasileiro levou o jogo para a prorrogação. Depois dos 30 minutos, a disputa pelo ouro foi para as penalidades máximas. E foi então que brilhou a estrela do goleiro Mycael. O arqueiro canarinho pegou uma cobrança e converteu a última, consagrando os meninos brasileiros.
Portanto, com o ouro, o Brasil chegou a sua quinta conquista. Embora tenha chegado a esse número de títulos, a Seleção Brasileira não subia ao lugar mais alto do pódio desde 1987. Ou seja, era um jejum de 36 anos sem o torneio. As outras foram em 1963, 1975, 1979.
A campanha brasileira na competição levou os meninos a um outro nível. Isso porque não foi um passeio. Apesar da invencibilidade, o Brasil mostrou dificuldades em alguns jogos. Na primeira fase, o Brasil venceu EUA, Colômbia e Honduras. Na semifinal, México. E a decisão deste sábado.