• Norte-americanas vencem por 1 a 0 em Paris, com o gol de Swanson
  • Seleção brasileira sofre terceira derrota em final olímpica para os EUA
  • Rainha Marta se despede dos Jogos Olímpicos com seu terceiro pódio

A seleção brasileira feminina de futebol perdeu para os Estados Unidos por 1 a 0, neste sábado, e ficou com a medalha de prata nos Jogos de Paris-2024. De volta à final olímpica após 16 anos, o Brasil parou novamente na equipe norte-americana, algoz nas decisões de Atenas-2004 e Pequim-2008. Mallory Swanson marcou o gol do título, no Parque dos Príncipes, garantindo o quinto ouro para o seu país. A Alemanha, com o bronze, completou o pódio das Olimpíadas.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, a seleção dos Estados Unidos começou melhor, mas o Brasil equilibrou as ações e tentou surpreender a defesa adversária em saídas rápidas para o ataque. Logo no começo, Ludmila recebeu livre na área, mas chutou fraco, nas mãos de Naeher. A brasileira chegou a balançar a rede aos 15 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento ajustado. A goleiros norte-americana ainda pegou finalização perigosa de Gabi Portilho nos acréscimos da etapa inicial.

Na etapa final, a equipe dos EUA voltou mais organizada. Além disso, aproveitou uma bola perdida pelo Brasil no meio do campo para marcar o gol em rápido contragolpe, aos 11 minutos. Lançada nas costas da defesa brasileira, Mallory Swanson entrou livre na área e chutou na saída de Lorena. O Brasil tentou pressionar em busca do empate, mas sentiu dificuldades diante da marcação norte-americana. Na principal chance, Naeher espalmou cabeça de Adriana no fim do jogo.

Adeus olímpico de Marta

Marta ficou no banco de reservas e entrou no segundo tempo da decisão, logo depois do gol marcado pelos Estados Unidos. Aos 38 anos, a Rainha se despediu dos Jogos Olímpicos com a sua terceira medalha de prata e 13 gols marcados nas seis edições que disputou desde Atenas-2024. Marta, aliás, é a segunda maior artilheira da história da competição.