- Jovem Yamal, de 16 anos, garante o triunfo por 1 a 0
- Time catalão agora fica a cinco pontos do líder Real
- Raphinha deixa o gramado com lesão no tornozelo
Com um golaço da joia Lamine Yamal, o Barcelona garantiu a vitória por 1 a 0 em cima do Mallorca, nesta sexta-feira, em Montjuic, na abertura da 28ª rodada do Campeonato Espanhol. O jogo não foi fácil para a equipe catalã, que viu Gundogan perder um pênalti no primeiro tempo.
A notícia ruim ficou por conta da lesão de Raphinha, que deu lugar a Fermín López aos 36 do primeiro tempo. Ele virou dúvida para o jogo de terça-feira, contra o Napoli, pelas oitavas da Liga dos Campeões. Ele também está convocado para os amistosos da seleção brasileira contra Inglaterra, dia 23 de março, e Espanha, no dia 26.
Com o resultado, então, o Barcelona alcançou a marca dos 61 pontos, assumiu a vice-liderança de La Liga e reduziu a vantagem do Real Madrid para cinco pontos. Agora em terceiro, o Girona tem 59. Por outro lado, o Mallorca permaneceu com 27, no 15º lugar na tabela de classificação.
Como foi o jogo
No primeiro tempo, o jogo foi morno. Mesmo jogando em casa, o Barcelona não conseguiu se impor diante do Mallorca e pecou pela falta de criatividade na criação das jogadas. Inclusive, repetiu erros anteriores da atual temporada e deixou a torcida bastante irritada no Estádio Olímpico de Montjuic.
Aos 24 minutos, o Barça teve a chance de abrir o placar, depois de Copete cometer um pênalti em cima do atacante Raphinha. O lance foi confirmado após revisão do VAR. Na cobrança, porém, Gundogan bateu de chapa, fraco, e o goleiro Rajkovic espalmou com facilidade. Para piorar o cenário, o brasileiro Raphinha, destaque até então, foi substituído com lesão no tornozelo direito.
Com o técnico Xavi suspenso e vendo o jogo do camarote do estádio, o Barcelona melhorou em campo com as entradas de Lewandowski e Vitor Roque, aos 15 do segundo tempo. A partir daí, o time pressionou mais e só chegou à vitória aos 27 minutos, graças ao talento de Lamine Yamal.
Afinal, aos 28 minutos, o garoto de 16 anos segurou a bola pela direita, costurou por dentro e acertou um belo chute no ângulo direito do imóvel Rajkovic: 1 a 0, para delírio da torcida.
Na próxima rodada do Espanhol, o Barcelona visita o Atlético de Madrid, às 17h (de Brasília), no domingo que vem (17 de março), no Cívitas Metropolitano. Um dia antes, às 10h, então, o Mallorca recebe o Granada, no Son Moix.