- Barça larga na frente, domina o a partida, mas cede o empate por 1 a 1
- Clássico catalão foi tenso, com 14 cartões distribuídos e duas expulsões
- Barcelona lidera o Espanhol, mas tem a mesma pontuação do Real Madrid
O Barcelona dominou o jogo, mas tropeçou no Camp Nou e ficou só no empate por 1 a 1 com o Espanyol, neste sábado, pela 15ª rodada da LaLiga. O time culé saiu em vantagem com um gol de Marcos Alonso, e Joselu deixou tudo igual no placar. O clássico catalão foi tenso e marcado pelo alto número de cartões – 12 amarelos e dois vermelhos.
Com o empate, o Barcelona retomou a liderança do Campeonato Espanhol, mas agora tem os mesmos 38 pontos do rival Real Madrid, segundo colocado na tabela. Por sua vez, o Espanyol seguiu na 16ª posição, com apenas 13 pontos.
Antes de a bolar, inclusive, foi feita uma homenagem ao Rei Pelé, que morreu na última quinta aos 82 anos. Durante o minuto de silêncio, os jogadores se abraçaram no centro do gramado e aplaudiram o ícone do futebol mundial.
Marcos Alonso abre o placar, e Joselu empata
Empurrado pela torcida, o Barça não deu oportunidade ao Espanyol no primeiro tempo. Assim, a equipe abriu o placar logo aos 7 minutos. Após cobrança de escanteio, Christensen escorou de cabeça, e Marcos Alonso cabeceou para o fundo da rede: 1 a 0.
Em seguida, o Barcelona criou chances e ficou perto de ampliar em lances de Raphinha e Lewandowski. Já o Espanyol só levou perigo em finalização aos 30 minutos, com Melamed. Na etapa final, o Barça seguiu dominando, mas reduziu o ímpeto e tentou administrar o resultado.
Entretanto, aos 27 minutos, Joselu sofreu pênalti e bateu no meio do gol para empatar o jogo: 1 a 1. A partir daí, o jogo ficou nervoso. O árbitro distribuiu vários cartões e cada equipe perdeu um jogador por expulsão. Após confusão, Jordi Alba e Vinícius Sousa levaram o vermelho. O Barça pressionou até o fim, mas o placar de igualdade se manteve.
Na próxima rodada, o Barcelona encara o Atlético de Madrid, dia 8 de janeiro, no Metropolitano, às 17h (de Brasília). Por sua vez, o Espanyol recebe o Girona, no sábado (7), também às 17h.