- Lateral de 39 anos tem contrato até 30 de junho
- Situação econômica do Barça pesa para a decisão
- Técnico Xavi Hernandez conversou com o brasileiro
Antes de tudo, vamos falar sobre o lateral-direito Daniel Alves. Isso porque o Barcelona avisou ao brasileiro nesta quarta-feira que não irá renovar o seu contrato. O vínculo, inclusive, se encerra no dia 30 de junho. As informações foram publicadas pelos jornais “Sport” e “As”, da Espanha. Atualmente, o jogador de 39 anos se encontra no momento de férias, após participar dos últimos compromissos da seleção brasileira na Ásia.
De acordo com o “Sport”, a situação econômica do Barcelona é um fator relevante para a não renovação de contrato com Daniel Alves. Afinal, o presidente do clube, Joan Laporta, estudava ampliar o vínculo com o lateral por mais seis meses. No entanto, o jogador ficará realmente livre no mercado.
Por outro lado, o “As” afirma que o próprio técnico Xavi Hernández entrou em contato com o jogador. Então, o espanhol disse que Daniel Alves dificilmente teria muitos minutos na próxima temporada. Ou seja, isso poderia comprometer a sua preparação para a Copa do Mundo 2022.
Vale lembrar que Daniel Alves voltou ao Barcelona na virada de 2021 para 2022. O brasileiro pegou a segunda metade da temporada, disputou 17 jogos (sendo 16 como titular), marcou um gol e deu quatro assistências. Contudo, o bom rendimento e o papel de liderança no elenco geraram a expectativa de que ele tivesse o contrato renovado por mais tempo.
Ainda segundo o “Sport”, o lateral-direito estava disposto a negociar “qualquer tipo de contrato”. Porém, a diretoria do clube catalão considerou a posição bem atendida por outros nomes.
Daniel Alves se despede com mensagem aos torcedores
Na temporada 2021/22, o Barcelona ficou abaixo das expectativas, com a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões e nas oitavas de final da Copa do Rey. Na Supercopa da Espanha, derrota para o Real Madrid, e no Campeonato Espanhol, 13 pontos atrás do maior rival.
Então, em post no Instagram, Daniel Alves escreveu em catalão palavras de amor à instituição, onde esteve entre 2008 e 2016, com retorno em 2021.
– Agora sim chegou a hora da nossa despedida. Foram mais de oito anos dedicados a esse clube, a essas cores, à essa casa. Mas como tudo na vida, os anos passam, os caminhos se desviam, e as histórias são escritas por algum momento em lugares diferentes. Tentaram me despedir mas não conseguiram (risos), mas vocês podem imaginar o quanto sou resistente e resiliente. Passaram muitos anos até que o futebol e a vida decidiram me dar a oportunidade de voltar para dizer adeus. Fecho um ciclo muito lindo e se abre outro ainda mais desafiador – escreveu Daniel Alves nas redes sociais.