- Fora de casa, Barça faz 4 a 2 no clássico catalão e é campeão da LaLiga
- Lewandowski (2), Balde e Koundé marcam, e Puado e Joselu descontam
- Com o triunfo, o Barcelona garante o seu 27º título espanhol da história
O Barcelona venceu o Espanyol, fora de casa, por 4 a 2 e conquistou o título espanhol com quatro rodadas de antecedência. Robert Lewandowski (duas vezes), Balde e Koundé marcaram para os campeões, mas Puado e Joselu diminuíram o placar no clássico da Catalunha. A equipe do técnico Xavi Hernández, portanto, foi a 85 pontos e não pode mais ser alcançado pelo vice-líder Real Madrid, que tem 71. O Espanyol, porém, segue na penúltima posição da tabela.
Aliás, este foi o 27º título espanhol da história do Barcelona, sendo primeiro após a saída de Messi. Depois de levantar a taça em 2018/19, o time catalão viu o Real Madrid ser campeão duas vezes e o Atlético de Madrid uma vez.
Além disso, o artilheiro Lewandowski chegou a 21 gols no Espanhol e aumentou a vantagem sobre Karim Benzema no ranking de goleadores da competição. Afinal, o atacante francês do Real Madrid tem 17 tentos.
Xavi Hernández, que foi oito vezes campeão espanhol como jogador do Barça, ganhou o título pela primeira vez como treinador do clube. Aliás, virou o segundo troféu conquistado na temporada 2022/23, após levar a Supercopa da Espanha em janeiro e sobre o rival Real Madrid.
Barça goleia e é campeão da LaLiga
Com a bola rolando, o Barça dominou o jogo e abriu o placar logo aos 10 minutos. Balde foi lançado na ponta esquerda, driblou Gil e cruzou para Lewandowski só completar na pequena área, com o goleiro do Espanyol batido: 1 a 0. Então, o segundo gol saiu aos 20, em outra jogada na linha de fundo pela direita.
Raphinha serviu Pedri, que tocou para Balde mandar para o gol: 2 a 0. O Barça seguiu buscando o ataque e criando chances de ampliar. Com fome de título, Lewandowski fez o terceiro no fim da etapa. Após grande jogada de Raphinha, que acelerou e passou para o camisa 9 fazer o segundo dele na partida. O goleiro Ter Stegen ainda mostrou serviço com bela defesa na melhor chance adversária, com Braitwaite.
No segundo tempo, Koundé marcou o quarto gol logo aos sete minutos. O lateral-direito apareceu na área nas costas de Puado após o lançamento de De Jong e cabeceou para o fundo da rede: 4 a 0. Por outro lado, o Espanyol descontou em bonito gol de Puado, tocando por cobertura na saída do goleiro do Barça. Joselo, no último lance do jogo, fez o segundo e deu números finais ao clássico: 4 a 2.
Aliás, o Barça erguerá a taça no próximo jogo no Camp Nou, diante da Real Sociedad, no próximo sábado. Já o Espanyol joga a vida contra o Rayo Vallecano, no domingo, tentando escapar da zona de rebaixamento.