Com a Copa do Mundo fervendo, o grande jogador da seleção inglesa, Harry Kane, está em busca da tão sonhada taça. Assim, o artilheiro possui uma trajetória de sucesso pela Premier League e ocupa a elite do futebol mundial.
Quer saber mais sobre sua história e conquistas? Então continue lendo!
Nascido e Criado na Inglaterra
Harry Kane nasceu na região de Walthamstow, na cidade de Londres. No berço do futebol, já começou a frequentar escolinhas da categoria com menos de dez anos. Torcedor declarado dos Spurs, Kane já foi recebido na equipe com tenros 11 anos, em 2004.
Aliás, vale enfatizar sua curiosa trajetória antes de chegar no Tottenham Hotspur. Primeiramente, tentou uma vaga no Arsenal, sendo dispensado por ser “um pouco gordinho”.
Depois, Kane tentou uma vaga na equipe juvenal do Watford. Durante os testes, enfrentou o Tottenham e deixou o time tão impressionado que recebeu mais uma chance. Finalmente, entrou no clube de onde nunca mais saiu.
Empréstimo: Leyton Orient
Entre 2004 e 2009, Kane foi evoluindo como um grande atacante. Inicialmente, até foi alvo de dúvidas, mas após desenvolver o físico após a puberdade, mostrou o que podia fazer.
Com 18 anos, já tinha marcado 18 gols em 22 jogos disputados pela equipe sub-20 do Tottenham. Ainda nessa época, jogou 2 vezes pelo time principal, contra o Everton e o Bolton Wanderer.
Todavia, aparentava ter pouca experiência e o clube inglês buscou cedê-lo via empréstimos para times da própria Inglaterra. A primeira equipe a recebê-lo foi o Leyton Orient em 2010, que disputava a segunda divisão inglesa.
Por lá, marcou cinco gols em 18 partidas, tendo impressionado por marcar duas vezes em uma goleada contra o Bristrol Rovers.
O detalhe que chamou atenção nesse jogo foi o fato do jogador ter entrado faltando 20 minutos para o fim do jogo e ainda ter se consagrado como maior artilheiro.
Em 2011, Harry Kane retornaria para seu clube principal.
Ida ao Millwall
Após ser escalado em algumas partidas pelo Tottenham, Harry Kane foi mais uma vez emprestado no final do ano. Seu novo destino seria o Millwall, time que disputa a Championship, divisão inglesa de acesso.
No novo time, Kane se destacou mais, marcando nove gols em 27 partidas e sendo corado com o título de “Jovem Jogador do Ano”. Foi um dos principais responsáveis por manter a equipe na primeira divisão, mesmo com tão pouca idade.
Outro Empréstimo: Norwich City
Após a temporada no Millwall, Harry Kane retornou mais uma vez para seu clube de origem. Em agosto de 2012, despontou com seu primeiro hat-trick pelos Spurs. No mesmo mês, também estreeou na Premier League pelo time.
Entretanto, nada disso foi o suficiente para se tornar um membro fixo do elenco e mais uma vez foi cedido via empréstimo. O destino da vez foi o Norwich City, que também disputava a Premier League. Lamentavelmente, se lesionou logo no início, o que tornou sua passagem por lá ainda mais curta.
De volta ao Tottenham para se recuperar do ferimento no metatarso, ainda foi cedido para o Leicester City, mas retornou em meados de 2013 para garantir a vaga de titular como atacante.
Tottenham Hotspur: Chuteira de Ouro e Vice-Campeonato na Champions
De volta ao time que o revelou e pagava seu salário, teve um inicio de temporada bem promissor. Atuando como subtituto entre 2013 e 2014, foi decisivo em vários jogos e marcou um hat-trick na goleada por 5 a 1 contra o Asteras Tripoli, pela UEFA Europe League.
Ao final do ano, conquisotou uma vaga como titular e mostrou ainda mais qualidade. Mesmo contra adversãrios de grande porte, como Chelsea, mostrava-se um líder nato dentro de campo. Assim, os canais de notícias de esportes começavam a colocá-lo como um dos melhores jogadores no futebol inglês.
O sucesso resultou em uma indicação para o prêmio de Jovem Jogador do Ano.
Após isso, se consolidou como principal jogador do time, recebendo a braçadeira de capitão. Na temporada seguinte, entre 2015 e 2016, se sagrou com a marca de maior artilharia da Premier League naquela edição e recebeu a Chuteira de Ouro.
Daí por diante, conquistou o feito do vice campeonato da Champions League e da Copa da Inglaterra. Ainda não levantou nenhuma taça devido ao alto nível de competitividade do futebol na Inglaterra.
Inglaterra: Trajetória de Sucesso
Harry Kane tem uma longa história com a seleção inglesa. Convocado para representar a Inglaterra já pela seleção sub-17, sendo peça-chave em disputas como a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA em 2013.
Em 2015 foi convocado pela primeira vez para o time sênior do English Team. Já começou com o grande peso de substituir Wayne Rooney, em um jogo contra a Lituânia. Mais uma vez, impressionou ao marcar um golaço com apenas 80 segundos dentro do campo.
Em 2018, participou da primeira Copa do Mundo pela Inglaterra, vencendo a Colômbia nas oitavas de final, mas sendo eliminados pela Bélgica nas quartas.
Pouco tempo depois, teve outro feito impressionante: levou o país para a final da Liga das Nações. Foi a primeira disputa da Inglaterra em uma final desde 1966.
Copa do Mundo 2022
Em 2022, o capitão do time treinado por Gareth Southgate chega com a função de camisa 9 e um peso gigantesco de finalmente vencer o bicampeonato mundial.
Com 29 anos, Kane pode não estar no auge da idade, mas está com ótima forma física e é um dos melhores jogadores do grupo B.
Nas eliminatórias, conseguiu a incrível marca de 6 gols seguidos, contra Albânia e San Marino, sob comando de Gareth Southgate. Muitos indicam que é um dos grandes jogadores e pode competir pela artilharia da Copa do Mundo, disputando com nomes como Kylian Mbappé e Cristiano Ronaldo.
Conquistas na Carreira
Harry Kane pode não ter tantos troféus em sua estante, mas já fez bastante pela seleção inglesa e pelo seu clube do coração. Assim, essas são suas marcas mais chamativas:
- 3° maior artilheiro da Inglaterra ao lado de Gary Lineker e atrás de Wayne Rooney e Bobby Charlton;
- 261 gols pelo Tottenham;
- 51 gols pela seleção inglesa;
- Atacante do ano na Inglaterra em 2017 e 2018;
- Chuteira de Ouro na Copa do Mundo de 2018.
Polêmicas e Curiosidades
A carreira de Harry Kane sempre foi relativamente tranquila. Como principal obstáculo, passou por lesões complicadas em algumas temporadas, mas conseguiu se recuperar todas as vezes.
Um episódio em que mostrou seu espirito de liderança ocorreu após a derrota na Euro, em 2021. Com seu companheiro de equipe Marcus Rashford sendo criticado, tomou a frente e o defendeu dos ataques nas redes sociais.
Assim, é um jogador de alto nível e vale a pena prestar atenção em seu desempenho.