[toc]

Em partida válida pelo duelo de ida das semifinais dos playoffs de acesso da Championship 22/23, o Sunderland busca dar sequência a sua surpreendente história em duelo contra o Luton. A partida será disputada no Estádio da Luz, localizado em Sunderland, na Inglaterra. O Sunderland estava afundado na terceira divisão até o ano passado. Agora, após muita dedicação, luta pela chance de conquistar o acesso. Organizado e regular, o Luton quer ter a oportunidade de jogar a sua primeira Premier League. Mas para isso, precisa comprovar sua competitividade nestes playoffs. A partida entre Sunderland e Luton acontece no sábado (13), às 13h30 de Brasília.

O desempenho recente do Sunderland

A classificação aos playoffs de acesso pelo Sunderland foi conquistada heroicamente. A equipe demonstrou forças em uma arrancada surpreendente ao fim da fase classificatória e ainda contou com resultados improváveis que o clube precisava para ficar com uma das vagas. Resiliente, o Sunderland espera ter o necessário para seguir surpreendendo para conseguir abrir vantagem nesta partida de ida.

Não somente pela classificação conquistada, mas por conta das últimas ótimas atuações, a confiança é alta no Sunderland. Por exemplo, em sua última partida, decisiva para conquistar vaga nos playoffs, o Sunderland massacrou o Preston, como visitante, por 3 a 0. Foi a quarta vitória conquistada nos últimos 6 jogos pelo clube. Nelas, o grande destaque foi seu poderio ofensivo – média de 1,8 gols marcados por partida. Ademais, vale destacar que a vitória sobre o Preston foi a primeira do clube sem sofrer gols nos últimos 5 jogos.

Contudo, o fator casa, onde o Sunderland é notoriamente mais forte, não está sendo um diferencial para o clube nas últimas semanas. Por exemplo, mesmo pontuando em seus últimos 5 jogos como mandante, o Sunderland venceu por apenas uma vez neste trecho. Muito por conta de uma melhor postura defensiva nestes jogos – média de 1,8 gols sofridos por partida.

Sunderland na temporada atual


A forma atual do Luton

Camisa Schalke 04 Bundesliga

A campanha do Luton foi muito melhor, principalmente no segundo turno da primeira fase da Championship. Apesar não ter tido uma chance real de conseguir o acesso direto à Premier League, a equipe sempre esteve bem posicionada na tabela de classificação, confortável na zona de classificação para estes playoffs. Portanto, o Luton confia em sua solidez para levar um bom resultado para casa, na partida de volta.

O Luton se manteve invicto nos últimos 6 jogos disputados. Em suma, a equipe venceu por 3 vezes e empatou em outras 3 ocasiões neste trecho. Em sua última atuação, empatou com o Hull, jogando como mandante, por 0 a 0. Foi o terceiro empate do clube nos últimos 4 jogos disputados. Portanto, o Luton sabe que precisa evoluir seu ritmo para demonstrar a sua real força nestes playoffs. Por exemplo, apostar mais em seu ataque é o caminho. Afinal, o Luton marcou média de 1,5 gols por partida nos últimos 6 duelos.

Todavia, apesar de não ser brilhante jogando como visitante, o Luton conseguiu manter uma boa competitividade nos jogos como visitante. Por exemplo, o clube pontuou em suas últimas 6 saídas de casa, mas os empates foram dominantes neste trecho – foram em 4 ocasiões, enquanto venceu por 2 vezes neste período.

Luton na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Todavia, antes de definir seu palpite, considere as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Portanto, tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Sunderland x Luton

Suspensos e lesionados para Sunderland x Luton

Probabilidades no 1×2 para Sunderland x Luton

Palpite final para Sunderland x Luton

Certamente, este será um jogo bastante disputado. Nenhuma destas equipes eram apontadas para estarem nos playoffs. Entretanto, o Luton fez ótima campanha, sendo bastante regular. Enquanto o Sunderland cresceu nas últimas semanas, conseguindo a vaga na última rodada da primeira fase. Entretanto, o Sunderland está pecando nos jogos como mandante. Já o Luton está longe de impressionar nas partidas como visitante. Ou seja, a tendência é que tenhamos um jogo bastante equilibrado. Sendo assim, a melhor opção de aposta fica em acreditar que esta partida termine empatada.

LeoVegas

Prognóstico para Sunderland x Luton

Perguntas Frequentes sobre a EFL Championship

A Championship é a segunda competição de futebol mais importante da Inglaterra. Todavia, sua disputa é marcada pelo seu máximo equilíbrio, dando aos times que conseguirem o acesso à possibilidade de mudar de patamar financeiro ao chegarem à Premier League. Ademais, a Championship é muito conhecida pelo seu sistema de playoffs para definir a última vaga restante à Premier League, com a sua final sendo disputada no místico estádio de Wembley.

A Championship conta com 24 times, com a competição acontecendo em sistema de pontos corridos em um total de 46 rodadas. Ao final da temporada, sobem 3 equipes para a primeira divisão (Premier League), e são rebaixados outras 3 equipes para a terceira divisão (EFL League One).

O campeão e o vice-campeão se classificam diretamente para a Premier League, restando assim apenas mais uma vaga. Essa vaga remanescente irá para uma das equipes que terminarão a temporada entre o 3º e 6º colocados da tabela de classificação em uma emocionante disputa de playoffs. A primeira fase dos playoffs é disputada em jogos de ida e volta. Caso a disputa termine empatada no agregado, a vaga será decidida nas penalidades máximas. Por fim, a final dos playoffs é disputada em jogo único no místico estádio de Wembley. O vencedor garante vaga na Premier League da próxima temporada.

Já os três últimos colocados da temporada são rebaixados para a terceira divisão do futebol inglês (EFL League One). Evitar a queda de divisão é tão saborosa quanto conquistar o título da Championship para alguns clubes. A luta é intensa. Caso exista empate em pontos, o critério de desempate é o saldo de gols.

Onde assistir na TV – A ESPN transmitem os principais jogos desta competição.

Aonde assistir na Internet – O Star+ transmite alguns dos principais jogos desta competição.

Onde assistir nas casas de apostas – As casas bet365Betfair e Betway irão transmitir ao vivo alguns jogos da 2ª divisão do inglês.