Muller: Copa do Mundo | Central da Copa

Aqui você confere tudo sobre Thomas Müller, desde os primeiros passos na vida e no futebol até a Copa 2022.

sites-de-apostas.net

Herói para uns, vilão para outros, Thomas Müller é, sem dúvidas, um grande atacante na história da Copa do Mundo. Pela seleção alemã, esteve presente em jogos monumentais. Pelo Bayern de Munique, mostrou-se um gênio do futebol tático com grande faro de gols.

Assim, vamos mostrar a trajetória do craque desde sua origem no futebol alemão até sua ascensão para a elite do esporte. Aproveite para conferir o calendário e não perca nenhum jogo!

Conteúdo


Uma Cria do Bayern de Munique

Nascido em 13 de setempro de 1989, na cidade de Weilheim in Oberbayern, Thomas Müller teve como pátria original a Alemanha Ocidental. A seleção alemã já havia conquistado 3 títulos na Copa do Mundo, mesmo com a divisão entre duas Alemanha.

Assim, 3 de outubro de 1990, os dois lados se unificariam e voltariam a ser apenas “Alemanha”. Foi nesse contexto de reconstrução que o jovem jogador cresceu.

Seu time de estreia foi o TSV Pähl, um clube de um vilarejo local. Buscando ir além, Müller viajou para Munique. Em 2000, se afiliou ao maior time da cidade, o Bayern de Munique.

Início Promissor

Pela equipe juvenil, mostrou-se muito técnico. Com isso, ganhou confiança do time e foi escalando, chegando a ser vice-campeão da Bundesliga sub-19, no ano de 2007.

Já no ano seguinte, foi escalado para o elenco B e teve sua estreia de forma discreta. Tendo em vista que o clube possuía dois times, o principal disputando a primeira divisão, e o secundário na Bundesliga 3, Müller passou a ter muitas oportunidades.

Pelo time secundário, jogou 32 jogos e foi 5° melhor artilheiro da temporada. Como titular, já começava a fazer seu nome, lembrando o estilo do ídolo alemão Jürgen Klinsmann.

Aliás, seu faro de gol e o fato de compartilhar o mesmo sobre nome também trouxe comparações com Gerd Muller. Todavia, enquanto Gerd era um artilheiro do estilo centroavante, Thomas Müller se mostrou mais técnico, no estilo meia-atacante.

Estreia na Equipe Principal

Sob o comando do já citado Jürgen Klinsmann, Müller já disputou alguns amistosos pelo Bayern de Munique principal. Em 2008, fez sua estreia na Bundesliga e, no ano seguinte, também disputou a Liga dos Campeões pela primeira vez.

O pouco tempo de atividade entre os jogadores mais experientes foi o suficiente para Thomas ganhar um contrato para ser um jogador permanente do time. Assim, não disputaria mais a terceira divisão e começava a trilhar seu caminho para o topo.

Thomas Müller e Louis Van Gaal: Parceria de Sucesso

Ao subir para o elenco sênior, Müller chegou junto com o técnico Louis Van Gaal. O momento não poderia ser melhor para Thomas: o técnico passou a dar cada vez mais oportunidades para o jogador.

Com isso, Müller marcou um gol na Liga dos Campeões, recebeu o título de melhor jogador da Bundesliga e passou a ter um grande papel como reserva.

Na temporada seguinte, em 2010, tornou-se titular e participou de cada jogo da liga alemã. No mesmo ano, fez seu primeiro hat trick, em um jogo que levou mais um título da Bundesliga para o Bayern de Munique.

Também veio a primeira decepção: em busca da tríplice coroa, viu seu time ser derrotado pela sensacional Inter de Milão. Aliás, quase empatou a partida, mas foi parado pelo goleiro brasileiro Julio César.


História de Sucesso

Depois desse início, se tornou um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Somente pelo seu clube, venceu:

  • 11 campeonatos nacionais
  • 8 Supercopa da Alemanha
  • 6 Copa da Alemanha
  • 2 Liga dos Campeões
  • 2 Super Copa da UEFA
  • 2 Mundiais de Clubes

Thomas Müller passou a ser admirado por grandes jogadores e recebeu elogios do próprio Gerd Müller. Mesmo com uma ou outra lesão mais preocupante, como os problemas no quadril e na pélvis, continua sendo titular no time de Julian Nagelsmann.


Seleção Alemã

Vestindo o fardamento alemão, Thomas Müller fez diferença em jogos desde muito cedo. Foi convocado para a seleção sub-16 e para seleção sub-21 antes de ser chamado para o elenco sênior da Alemanha.

Quando começou a jogar pelo time principal do Bayern, logo foi chamado para a seleção também principal. Estreou contra a Argentina como titular.

Copa do Mundo 2010

Após a ótima temporada na Bundesliga, foi chamado para, inicialmente, ser resever. Entretanto, desempenhou tão bem seu papel técnico de meia atacante que jogou todos os jogos da fase de grupos.

Infelizmente, viu sua Copa do Mundo acabar mais cedo após ser expulso por uma falta grave contra a Argentina (Mão na bola). No jogo seguinte, a Alemanha seria eliminada da Copa pela Espanha, que se tornaria campeã.

Apesar disso, Thomas Müller foi o artilheiro da Copa do Mundo de 2010, recebendo a chuteira de ouro. Vale dizer que já tinha recebido a chuteira de ouro pelo seu clube.

Naquela Copa do Mundo, seu melhor jogo foi na vitória contra a seleção inglesa, por 4 a 1. Müller marcou 2 gols e ainda teve um passe para outro jogador marcar. Também foi indispensável nos outros jogos em que participou.

Copa do Mundo 2014

Muito mais experiente e já considerado um grande atacante do futebol mundial, Thomas Müller chegou com muita expectativa. Já na primeira partida, contra Portugal, marcou um hat trick. Também foi de grande importância nos outros jogos.

Esse início fenomenal foi de grande ajuda para ganhar a Bola de Prata e entrar na lista de grande artilheiro nas Copas do Mundo, com jogadores como:

  • Grzegorz Lato
  • Just Fontaine
  • Gary Lineker
  • Helmut Rahn
  • Sandor Kocsis
  • Paolo Rossi

Quase alcançou Miroslav Klose, maior artilheiro da Copa do Mundo, com 16 gols em 4 edições. Além de ser campeão da Copa naquele ano, ainda participou do fatídico 7 a 1 na semifinal contra o Brasil, com o primeiro gol entre os 7.


Copa do Mundo 2022

Inicialmente, os já citados problemas na pélvis e no quadril colocaram o jogador como uma dúvida para a Copa do Mundo 2022. Entretanto, o risco de lesão foi superado e a convocação de Thomas Müller para a Copa logo foi anunciada por Hansi Flick.

Thomas Müller
Thomas Müller da Seleção da Alemanha em jogo da Copa do Mundo do Catar (© imago images / AFLOSPORT) 27.11.2022

Muitos esperavam que, pela idade mais avançada e os problemas físicos, Müller só fosse escalado nas oitavas de final.

Com a derrota para o Japão mesmo com Thomas em campo, o futebol da Alemanha passou a ser questionado e a presença do jogador nos próximos jogos é praticamente garantida. Assim, com 33 anos, Müller pode estar perto de disputar sua última Copa do Mundo.

Com isso, muitos questionam se conseguirá bater a marca do seu ex-companheiro de seleção, o jogador Miroslav Klose. Muitos também questionam se o jogador conseguirá manter seu futebol de alto nível caso o time avance para as quartas de final ou até para mais uma final.


Conclusão

Seja pela Alemanha Ocidental ou pelo time da Alemanha reunificada, o futebol do país sempre foi um destaque na Copa do Mundo. Desse modo, seja assistindo em São Paulo ou no Catar, os fãs vão poder ver Thomas Müller e sua seleção brilhando contra Costa Rica e vários outros times.