• Treinador estava sem clube desde que deixou o Al Hilal
  • Campeão da Libertadores de 96, Díaz é ídolo do River
  • Treinador teve passagem rápida pelo Botafogo em 2022

A saga do Vasco para encontrar um técnico para substituir Maurício Barbieri, demitido no último mês, acabou nesta terça-feira. O clube carioca acertou a contratação do técnico argentino Ramón Díaz, que estava sem contrato desde maio, quando deixou o Al Hilal, da Arábia Saudita. A contratação do treinador de 63 anos ocorreu depois da recusa do também argentino Gustavo Alfaro. O ex-treinador do Boca e da seleção do Equador rechaçou o Cruzmaltino por achar que o momento do clube e o elenco não favorecia.

Ramón Diaz chegou a ser ventilado no clube logo depois da saída de Barbieri, mas o clube descartou o interesse e passou a observar outros nomes. Contudo, os nomes consultados recusaram o convite do clube nos últimos dias. Por conta disso, Ramón Díaz voltou à pauta e acertou com o clube carioca. Como dito acima, Gustavo Alfaro foi o último a rechaçar o clube que ocupa a zona de rebaixamento do Brasileirão.

Então, a chegada de Ramón Díaz deve acontecer nesta quarta-feira para a assinatura de contrato, que vai até o fim de 2024.Esta será a primeira oportunidade do treinador em solo brasileiro. Isso porque o argentino chegou a ser anunciado pelo Botafogo em 2022, mas por uma questão de saúde, não chegou a comandar o time. Seu filho, Emiliano Díaz, comandou a equipe em três oportunidades.

Díaz é um ex-jogador e treinador muito importante no futebol argentino. Campeão do mundo com a seleção, virou técnico depois que se aposentou e comandou algumas equipes como San Lorenzo e Independiente. Mas foi no River Plate que Díaz ganhou reconhecimento. Por lá foi campeão de diversos títulos, inclusive da Copa Libertadores de 1996. Fora da Argentina, treinou clubes na Inglaterra, no México e no Paraguai.

Carrasco do Flamengo no Mundial

O novo técnico do Vasco já tem uma história para contar para os torcedores. Isso porque Ramón Díaz estava em seu último trabalho no Al Hilal, da Arábia Saudita, em fevereiro deste ano. Do outro lado, o campeão da Libertadores de 2022 maior rival do Cruzmaltino, o Flamengo, pelo Mundial de Clubes da Fifa. Na partida, 3 a 2 para os sauditas e classificação para a decisão contra o Real Madrid.

Antes do acerto com o argentino, o Vasco tentou outros dois treinadores daquele país. Gustavo Alfaro, já citado acima, além de Eduardo Coudet, que está sem contrato desde que deixou o Atlético-MG. Além deles, os uruguaios Paulo Pezzolano e Diego Alonso e o brasileiro Rogério Ceni. Contudo, todos esses profissionais sinalizaram de forma negativa ao convite do clube.

Agora o Vasco promete correr atrás de reforços pra evitar a queda para a segunda divisão no ano que vem. Neste momento o clube carioca ocupa a 19ª colocação na tabela de classificação, com nove pontos ganhos. No último sábado, o time, ainda sob o comando de William Batista, perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0, gol de Machado.