• Na Inglaterra, times voltam a empatar por 1 a 1
  • Xhaka e Pedro Gonçalves fazem os gols do jogo
  • Goleiro Adán pega pênalti de Gabriel Martinelli

O Sporting levou a melhor nos pênaltis e eliminou o Arsenal, em Londres, no jogo de volta das oitavas de final da Liga Europa, nesta quinta-feira. Os times ficaram no empate por 1 a 1, com um gol em cada tempo. Xhaka abriu o placar na etapa inicial, e Pedro Gonçalves deixou tudo igual (2 a 2 na ida). E os Gunners pressionaram na prorrogação, mas o jogo foi para as penalidades máximas. Porém, Gabriel Martinelli errou a sua cobrança, enquanto Nuno Santos marcou e garantiu a classificação dos portugueses às quartas de final da competição.

Nesta sexta-feira, um sorteio a partir das 8h (de Brasília) definirá os confrontos de quartas de final da Europa League e o chaveamento até a decisão. Agora, o Sporting se juntou a outros clubes como Manchester United, Juventus, Feynoord, Saint-Gilloise, Bayer Leverkusen, Sevilla e Roma.

Agora, Arsenal tem só a Premier League para disputar até o final da temporada. Os Gunners, aliás, lideram o Campeonato Inglês com cinco pontos de vantagem para o Manchester City.

Arsenal larga na frente na primeira etapa

No primeiro tempo, o Arsenal se mostrou seguro na defesa e dominou as ações. Por outro lado, o Sporting tentou assustar em chutes de longa distância. Aos 18 minutos, então, o time inglês abriu o placar. Jorginho lançou Martinelli nas costas de Esgaio, que deu um bote errado. Em seguida, o atacante brasileiro chutou para a defesa de Adán, mas Xhaka mandou para o gol no rebote: 1 a 0.

O Arsenal seguiu no ataque e chegou com perigo, aos 29 minutos. Gabriel Jesus entrou em diagonal na grande área e chutou no cantinho para o goleiro do Sporting espalmar. No último lance da etapa inicial, Ugarte arriscou de fora da área e mandou a bola rente à trave. Os Gunners foram para o vestiário com a vantagem mínima.

Sporting empata e leva jogo para a prorrogação

O Sporting foi incisivo na segunda etapa e empatou a partida aos 16 minutos, com um golaço. O volante Pedro Gonçalves viu Ramsdale adiantado e bateu do meio de campo, encobrindo o goleiro: 1 a 1. Após o gol, o Arsenal tentou se reencontrar na partida, mas o time português teve outra boa chance.

Aos 26, Edwards recebeu a bola de Esgaio, ficou cara a cara com Ramsdale, mas chutou bem no rosto do arqueiro. Na reta final da partida, os Gunners rondaram a área adversário, mas não conseguiram marcar novamente. Com o mesmo placar do primeiro jogo, os times foram para a prorrogação.

Arsenal pressiona, mas jogo vai para os pênaltis

No tempo extra, os ingleses partiram para cima. Aos 6 minutos, Essugo recuou errado, e Trossard ficou de frente para o gol. O chute desviou na mão direita de Adán e a bola tocou na trave. No fim da primeira etapa, Holding cabeceou livre na primeira trave, mas mandou para fora.

O Arsenal foi para o tudo ou nada no segundo tempo da prorrogação. No primeiro minuto, Saka tocou para trás, e Partey bateu colocado à direita da trave. A pressão dos donos da casa continuou. Aos 10, Gabriel Magalhães cabeceou forte da intermediária, e Adán mergulhou para defender. Em seguida, outra cabeçada de Magalhães, mas o zagueiro Diomandé tirou do caminho do gol. O ganhador teve que ser definido em disputa de pênaltis.

Martinelli erra pênalti, e Arsenal está eliminado

Nas penalidades, o Sporting teve 100% de aproveitamento, com St. Juste, Esgaio, Gonçalo Inácio, Arthur Gomes e Nuno Santos. Pelo Arsenal, Odegaard, Saka e Trossard converteram as cobranças, mas Gabriel Martinelli bateu à meia altura no canto esquerdo para a defesa salvadora de Adán. Os portugueses se classificaram às quartas de final.