• Atacante ficou mais de um mês fora da equipe tricolor
  • Lesão de grau três na coxa deve tirá-lo da semifinal
  • Soteldo é a principal contratação gremista para a temporada

O Grêmio tem aproveitado a Data Fifa para se preparar para o segundo jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho, somente no outro fim de semana, contra o Caxias, na Arena, em Porto Alegre, Mas não somente preparar e dar mais ajustes na equipe. O técnico Renato Portaluppi está de olho na recuperação de jogadores importantes para o elenco nesta altura do campeonato.

Nesta sexta-feira, as redes sociais do Tricolor Gaúcho soltaram uma importante mensagem. Trata-se do venezuelano Soteldo, principal contratação gremista para este início de temporada. O atacante começou bem o torneio, mas teve de se afastar por conta de uma lesão de grau três na coxa direita. Foram, então, mais de um mês e meio de recuperação, até a postagem na manhã desta sexta. Nela, o jogador comemora o retorno aos treinos com o restante da equipe.

– Estou muito feliz de volta, é o que eu mais gosto. O que eu mais quero é ajudar o time em todas as competições que vem agora e tenho que estar 100% para fazer isso. Para mim, (a lesão) foi um pouco frustrante, pois eu vinha muito bem. Comecei muito bem o torneio, mas são coisas que realmente podem acontecer nessa profissão. Tratei com muita tranquilidade e foquei na recuperação. Graças a Deus já estou de volta – declarou o jogador.

Tempo de recuperação surpreende

O Coordenador do setor de fisioterapia do Tricolor Gaúcho, Henrique Valente, fez questão de elogiar o tempo curto de recuperação de Soteldo. Para ele, o venezuelano só voltaria no Brasileiro. Isso porque a lesão de grau três é considerada grave e, por isso, o tempo de recuperação leva um longo tempo.

– Logo após o término da partida, nós já tínhamos ideia do tamanho da lesão até pelo momento e o jeito que ela aconteceu na partida. Vinte quatro horas depois foi feito um exame, que nos mostrou que realmente ele teve uma lesão muscular de grau três. Ou seja, uma ruptura completa do adutor do púbis e isso é considerado uma lesão grave – contou o profissional.

Um fator importante que ajuda a explicar toda essa surpresa com a recuperação do atacante é o fato de que o Grêmio montou uma estrutura mais moderna, com a capacidade de recuperar os jogadores mais rapidamente. São a chamadas câmaras hiperbáricas, que aumentam a pressão atmosfêrica, fazendo com que circule mais oxigênio no corpo do atleta. Acelerando, assim, a recuperação. Outro fator que contou foi o empenho de Soteldo.

– Fazia os dois turnos aqui, ficava aqui. Quando chegou a câmara hiperbárica ajudou demais. Foi um trabalho muito bom da minha parte e dos médicos do clube – afirmou o atacante.