• Africanos ganham por 2 a 1 e avançam em segundo no Grupo A
  • Seleção equatoriana, que precisava só do empate, está eliminada
  • Sarr e Koulibaly marcaram para os africanos, e Caicedo desconta

Em jogo do Grupo A, Senegal venceu o Equador por 2 a 1, nesta terça-feira, e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Assim, os Leões de Teranga voltam ao mata-mata do Mundial após 20 anos. No estádio Internacional Khalifa, Ismaila Sarr abriu o placar para os africanos em bela cobrança de pênalti no primeiro tempo. Caicedo empatou para os equatorianos na etapa final, mas Koulibaly marcou na sequência o gol que confirmou a vitória e a classificação dos senegaleses.

Com o resultado, o Equador amargou o terceiro lugar, com 4 pontos, e se despediu do Mundial. Por sua vez, Senegal chegou aos 6 pontos e terminou em segundo no Grupo A. A Holanda, que venceu o Catar por 2 a 0, somou 7 pontos e garantiu a liderança da chave na primeira fase. Nas oitavas, os holandeses vão enfrentar os Estados Unidos, que ficaram em segundo no Grupo B. Senegal, por sua vez, tem pela frente a Inglaterra, que liderou sua chave. Os jogos estão marcados para o próximo sábado, dia 3 de dezembro.

Senegal começa melhor e abre o placar de pênalti

Com a bola rolando, Senegal começou a partida no ataque e conseguiu sua primeira finalização logo aos 2 minutos. Gana Gueye recebeu o passe e arriscou o chute, mas mandou para fora. Precisando da vitória, os senegaleses pressionaram a saída de bola do adversário e seguiram criando chances. Aos 7, Boulaye Dia se infiltrou pela direita e chutou cruzado. No entanto, a bola passou na frente do gol e saiu pela linha de fundo.

Dois minutos depois, Enner Valencia cobrou a falta de longe em cima da marcação dentro da área e também desperdiçou a chance ao pegar a sobra. A seleção africana continuou no ataque, enquanto o Equador tentou explorar os contra-ataques rápidos. Aos 24, mais uma oportunidade criada por Senegal. Papa Gueye ganhou disputa na bola aérea e deixou para Ismaila Sarr, que desviou para fora.

Com postura reativa, os equatorianos finalizaram só duas vezes até os 40 minutos, mas nenhuma no alvo. Com maior volume de jogo, os senegaleses acertaram três chutes em dez tentativas. O esforço de Senegal, enfim, foi premiado. Afinal, aos 41, Ismaila Sarr foi derrubado na área por Hincapié, que chegou atabalhoado no lance. Na cobrança, o próprio Sarr bateu com categoria, no canto esquerdo do goleiro Galíndez, que nem se mexeu: 1 a 0. Vitória parcial justa na primeira etapa.

Equador empata, e Senegal faz 2 a 1 em seguida

No segundo tempo, o Equador foi atrás do gol de empate e criou uma oportunidade logo aos três minutos. Cifuentes chutou na direção do gol de Senegal, mas o goleiro Mendy defendeu com facilidade. Com postura mais ofensiva, os equatorianos rondaram a área adversária e chegaram ao empate 21 minutos. Plata cobrou escanteio fechado da direita, Torres desviou de cabeça, e Moisés Caicedo, livre na segunda trave, mandou para o fundo da rede. A La Tri fez 1 a 1 no placar.

Contudo, Senegal reagiu rapidamente e voltou à frente do placar aos 24 minutos. Idrissa Gueye cobrou falta da meia direita, Enner Valencia tentou afastar no meio da área, mas não pegou bem na bola. Então, o zagueiro Koulibaly aproveitou a sobra para chutar cruzado e marcar 2 a 1. O Equador não se abateu e retomou a busca pelo empate. Aos 30, Plata recebeu na área e, de frente para o gol, finalizou entre a marcação, e Mendy segurou a bola.

Aos 36, no entanto, os senegaleses responderam com perigo no contra-ataque. Boulaye Dia recebeu o passe perto da área, girou sobre a marcação e mandou um chute forte para fora. Precisando de um gol para garantir a classificação às oitavas, o Equador se lançou ao ataque. No entanto, o time africano aproveitou os espaços na zaga equatoriana para chegar novamente.

Aos 41, Papa Gueye arriscou a finalização de fora da área, mas Galíndez fez a defesa em dois tempos. Nos acréscimos, os equatorianos pressionaram bastante e insistiram nas bolas áreas, mas sem ter sucesso. Os Leões de Teranga, portanto, confirmaram a vitória e a vaga nas oitavas de final da Copa do Catar.