• Lateral-direito, de 39 anos, chama atenção na lista do Brasil
  • Jogador pouco atuou na temporada pelo Pumas, do México
  • Dani Alves comemora convocação para a Copa do Mundo

Depois de anunciar a lista com os 26 jogadores da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022, o técnico Tite comentou sobre a convocação de Daniel Alves. Aos 39 anos, o lateral-direito do Pumas, do México, vem de uma temporada com só 12 jogados disputados. Ainda assim, o comandante do Brasil explicou por que chamou o veterano para o Mundial do Catar. As informações são do site ‘Globo Esporte’.

– O critério do Daniel Alves é o critério de todos. Ele premia qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental. Tal qual os outros. Alguns com mais de uma qualidade, outros com mais de outra – declarou Tite, na entrevista coletiva desta segunda, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Preparador físico tinha dado alerta ao lateral

Com a convocação, aliás, Daniel Alves vai se tornar o jogador mais velho a defender a seleção brasileira em uma edição de Copa do Mundo. Ou seja, ele vai superar o lendário lateral-direito Djalma Santos, que jogou a Copa de 1966 aos 37 anos. O preparador físico da Seleção, Fábio Mahseredjian, disse que Daniel Alves está em boa forma física.

– Ele estava com baixos níveis de potência e força. Isso foi falado a ele. Eu disse que precisava melhorar esses níveis, e ele me respondeu: ‘Missão dada, missão a ser cumprida e será cumprida’. Ele é o mesmo Daniel Alves que veio conosco em 2022 e nas Olimpíadas de 2021. No aspecto físico, ele se encontra apto – explicou o profissional.

Além disso, Tite falou sobre a parte tática que Daniel Alves pode ter na equipe do Brasil. Nesse sentido, o técnico levou em conta a variedade de atacantes de velocidade no setor ofensivo da seleção brasileira.

– Os laterais na equipe brasileira não atuam como pontas. São laterais construtores. E a qualidade técnica que ele empresta nesse sentido é impressionante. Não vai ter 60, 70 metros de ida e volta – disse o técnico.

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Suíça, Sérvia e Camarões. A estreia da Seleção está marcada para o dia 24 de novembro, às 16h (de Brasília), contra a Sérvia.

Daniel Alves comemora convocação para a Copa

Por sinal, Daniel Alves se pronunciou em vídeo publicado nas redes sociais algumas horas depois de ser convocado por Tite. O lateral, que vem treinando no Barcelona B para manter a forma física, lembrou da lesão antes da Copa de 2018 e da alegria de poder defender o Brasil em outra Copa do Mundo.

– Hoje é dia de vitória e por isso estou muito feliz. Receber essa notícia me enche de orgulho e satisfação. Quatro anos atrás estávamos na mesma situação e acabou que por uma lesão grave fiquei fora. As lágrimas que naquele dia eram de tristeza, hoje, são de alegria – afirmou o jogador.

Além disso, o lateral de 39 anos falou sobre a sua dedicação em defender a Seleção. Ele destacou que batalhou por uma vaga no grupo que irá ao Catar e minimizou as críticas por sua convocação.

– Não estamos aqui para agradar todo mundo, nem é meu objetivo. Estamos aqui para não falhar com aqueles que confiam na nossa entrega, na dedicação, no amor que sentimos por esse esporte, por vestir essa camisa – declarou.

Portanto, vale ressaltar que Daniel Alves disputou as Copa de 2010, na África do Sul, e de 2014, no Brasil. Ele só não foi chamado para o Mundial da Rússia, em 2018, por causa de uma lesão. Além disso, o lateral-direito é o jogador com mais títulos na história do futebol, com 43 troféus.