Antes de mais nada, vamos falar da goleada do Brasil pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. A seleção brasileira mostrou sua força e não encontrou dificuldades para vencer o agora eliminado Paraguai por 4 a 0, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Então, no primeiro tempo da partida a equipe verde-amarela abriu o placar aos 27 minutos com um gol de Raphinha após belo lançamento de Marquinhos. O atacante dominou a bola, entrou na área, fez o corte no zagueiro e bateu de canhota no canto e sem chances de defesa para o goleiro paraguaio.

Além disso, na etapa final, o domínio brasileiro continuou. Tendo mais posse de bola que o adversário, o Brasil chegou ao segundo gol com Philippe Coutinho, aos 16 minutos . Em mais uma assistência de Marquinhos, desta vez com passe rasteiro, o meia-atacante brasileiro mandou chute de fora da área para marcar. 

Mas não parou por aí. Em seguida, Antony e Rodrygo, que entraram no segundo tempo, completaram a festa da torcida. Primeiro, o ex-jogador do São Paulo acertou chute com categoria no ângulo. Por sua vez, o ex-Santos e atual Real Madrid fechou a goleada batendo para o gol vazio: 4 a 0.

Com o resultado o Brasil, que está classificado, manteve a primeira posição nas Eliminatórias. Por sua vez, o Paraguai não tem mais chances de ir à Copa do Catar. Afinal, está em penúltimo na tabela, com só 13 pontos. Posteriormente, na próxima rodada, a 17ª, no fim de março, a equipe brasileira enfrenta o Chile, em casa. O Paraguai pega o Equador.

Após vitória do Brasil, Philippe Coutinho celebra golaço

Então, vamos falar de Philippe Coutinho. Ele foi um dos destaques da seleção brasileira na goleada por 4 a 0 diante do Paraguai, pelas Eliminatórias. Atualmente no Aston Villa, o meia voltou a jogar como titular e fez belo gol em chute de fora da área. Após o jogo, ele comemorou.

– É sempre bom jogar com apoio da torcida. Senti falta disso. Isso é muito importante. Venho recebendo muita porrada, e isso não muda minha essência, nem os elogios mudam. Eu sei quem eu sou, onde posso chegar e hoje saio daqui muito feliz – disse o jogador.

Vale lembrar que Coutinho havia sido titular no empate com o Equador, na rodada anterior. No entanto, o meia foi substituído na etapa inicial após expulsão de Émerson Royal. Assim, o gol marcado no Mineirão deu mais confiança.

– Muito tempo parado, tive lesão difícil, complicada. Voltei a ser convocado, voltei de novo agora, joguei, saí no início no último jogo. O professor me deu outra chance hoje, ganhamos o jogo e fico feliz de marcar nesse estádio e com toda torcida brasileira presente – afirmou Coutinho à TV Globo.

Além disso, encontrar o caminho das redes foi um alívio. Afinal, o último gol do meia pela Seleção tinha sido na primeira rodada das Eliminatórias, ainda em 2020, na goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia. Em 2021, Coutinho ficou quase o ano todo afastado das convocações de Tite por conta de uma lesão no joelho.

– Passei um momento muito difícil, fiquei nove meses longe dos gramados, passei por três cirurgias. O jogo de hoje não muda nada. Quero continuar trabalhando para evoluir. Isso é uma disputa diária. Nos clubes temos que dar o nosso máximo para poder voltar – afirmou o jogador, que tem 65 jogos e 19 gols marcados pelo Brasil.


Tite comemora vitória do Brasil e explica modelo tático

Quem também deu entrevista após a goleada da seleção brasileira foi o técnico Tite. Depois de dois empates recentes com Argentina e Equador, o Brasil voltou a jogar um bom futebol. O treinador falou da parte tática e tentou explicar o modelo de jogo ofensivo do time canarinho.

– Uma equipe equilibrada retoma bastante a posse de bola. Não consigo conceber futebol em que as peças não tenham uma harmonia. Esse é o objetivo que a gente tem. E quando tem jogos que estamos inspirados, como hoje, essa fluidez e o resultado acontecem – afirmou Tite.

Então, Tite explicou como agiram os mecanismos de ataque do Brasil na goleada contra o Paraguai. Ou seja, ele comentou da sincronia dos laterais, com Daniel Alves e Alex Telles, duas das seis mudanças que ele precisou fazer de uma partida para a outra nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

– Tentamos estabelecer uma relação de conjunto. Deixamos jogadores mais à frente, com externos abertos, com amplitude, com largura. Para os jogadores terem espaço para infiltrações – disse o treinador – comentou o técnico ao lado do auxiliar César Sampaio.

Além disso, o técnico aproveitou o momento para mandar uma mensagem a Neymar. Isso porque o astro brasileiro completará 30 anos no próximo sábado. Questionado sobre como ele observa seu principal jogador atingir esta idade justamente no ano da Copa, Tite foi sucinto. No entanto, ele falou que conversou com o atacante do PSG.

– Desejo parabéns! Muita saúde, ótima recuperação. Estamos torcendo. Tive contato contigo ontem. A gente quer o teu melhor, porque o teu melhor, Neymar, é o melhor nosso também – contou.

Confira os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas:

  • Bolívia 2 x 3 Chile
  • Uruguai 4 x 1 Venezuela
  • Argentina 1 x 0 Colômbia
  • Brasil 4 x 0 Paraguai
  • Peru 1 x 1 Equador