• Calleri e Luiz Gustavo marcaram os gols do São Paulo
  • Equipe do Corinthians ficou com um homem a menos
  • Tricolor se prepara para a final da Supercopa no Mineirão

O São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 1 na noite desta terça-feira, na Neo Química Arena, na capital paulista, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista de 2024. Desde o início do jogo, o Corinthians dava sinais de que não faria frente ao rival, que está em um momento melhor. Assim, para piorar a situação, depois de já estar perdendo o jogo, o time treinado por Mano Menezes ficou com um homem a menos, quando Caetano foi expulso.

Calleri marcou o primeiro gol do jogo depois de um lindo lançamento de Wellington Rato. No segundo tempo foi a vez de Luiz Gustavo subir mais do que todo mundo e aproveitar a cobrança de escanteio para fazer o segundo gol. O Tricolor ainda teve chances de ampliar, mas viu o rival diminuir e pressionar nos últimos instantes do jogo em Itaquera.

Com a vitória, o Tricolor pôs fim a um jejum que durava 10 anos. Ao todo, foram 17 jogos desde que o Timão passou a mandar seus jogos para o estádio. 10 derrotas do São Paulo e sete empates. Além disso, o triunfo levou o time treinado por Thiago Carpini ao topo do Grupo D, com 10 pontos. Enquanto isso, no Grupo C, o Corinthians está na segunda colocação, com apenas três pontos. Esta é a terceira derrota seguida do Timão no Paulistão.

Na próxima rodada, o Corinthians encara o Novorizontino também na Neo Química Arena, enquanto o São Paulo, somente depois do Carnaval, pega a Inter de Limeira, no interior paulista. Antes disso, decide com o Palmeiras a Supercopa do Brasil, no domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte. A equipe paulista se credenciou para o torneio ao vencer o Flamengo no ano passado na decisão da Copa do Brasil.

São Paulo domina o primeiro tempo

O primeiro tempo começou a todo vapor na Neo Química Arena. O time da casa, depois de duas derrotas seguidas, começou querendo tomar conta das ações. Mas não conseguiu chegar uma vez sequer nos primeiros minutos. A não ser em um cruzamento da direita e uma pequena confusão na área. O São Paulo, por sua vez, mostrou um pouco mais de organização e não caiu na pressão inicial do Timão.

Com o passar do tempo, o São Paulo passou a aumentar um pouco mais os seus momentos no campo do Corinthians. A primeira chance veio dos pés de Luciano, que pegou a sobra de um escanteio e chutou errado na pequena área. Era a primeira chance do Tricolor do Morumbi. Dois minutos depois, a resposta. Rojas aciona Romero, que dividiu com Rafael, que fez a defesa no chão.

Foi então que Wellington Rato descolou um lançamento de 30 metros para Calleri, que abriu o placar: O argentino dominou à frente de Félix Torres. Invadiu a área e tocou n saída de Cássio, este nada pôde fazer. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro gol do São Paulo. O gol colocou o Corinthians para cima do Tricolor, mas de uma forma desordenada. Tanto é que a chance que teve veio de uma bola parada com Raniele.

Luciano comanda a parte final

Ficou, então, o contra-ataque para o São Paulo. Como dito acima, mais organizado do que o time da casa. Com toque de bola e os seus jogadores de qualidade, por muito pouco não fez o segundo gol: Em uma jogada rápida, Lucas Moura deixou Luciano na frente de Cássio dentro da área, mas o jogador tricolor escorregou ao puxar para a perna boa,

Mas Luciano se redimiu logo depois. Não com um gol, mas cavou a expulsão do zagueiro Caetano. Após provocar o defensor, o atacante levou um tapa. O VAR analisou o lance e auxiliou o árbitro no cartão vermelho. Assim, os times foram para o intervalo com os jogadores do Corinthians protestando pelo lance. Contudo, placar de 1 a 0 ficou de bom tamanho.

Segundo tempo movimentado

O São Paulo se fez valer do homem a mais e não demorou muito para partir para definir o duelo no estádio do rival. Com muita tranquilidade, chegou por duas vezes com perigo. Mas antes mesmo disso, o Timão cavou uma penalidade com Raniele que a arbitragem ignorou solenemente. No lance seguinte, Calleri não alcançou um cruzamento de Moreira pela direita.

Depois, trocando passes, Calleri e Galoppo, a bola passou perto do gol de Cássio. Os dois lances antes dos cinco minutos. Assim, o gol estava muito próximo de acontecer e aconteceu. Depois do escanteio cobrado pela esquerda, Wellington Rato colocou na cabeça do Luiz Gustavo, que subiu mais do que todo mundo e tocou no canto do goleiro Cássio. Era o segundo gol do jogo, o segundo do Tricolor do Morumbi, aos cinco minutos.

Na saída de bola, a primeira grande chance do Corinthians. Yuri Alberto recebeu lançamento, cortou para o meio e chutou para o gol. Rafael caiu, mas não achou nada e a bola bateu na trave. A partir daí o jogo ficou nas mãos do São Paulo. Sem muita pressa. o técnico Thiago Carpini começou a mexer no time. Além disso, começou a ir cada vez menos no ataque.

Foi então que em um erro de saída de bola do Tricolor do Morumbi, quase o Corinthians diminuiu. Wellington Rato tentou tirar a bola da área, mas bateu na cabeça de Moreira. Wesley ficou com a bola, limpou Rato e chutou para a defesa de Rafael. Quando tudo parecia ficar na mesma, o Corinthians cobrou uma falta do lado esquerdo. Na cobrança, Arthur Sousa diminuiu para o Timão. Mas não havia tempo para mais nada: 2 a 1 para o São Paulo.