• Peixe faz 1 a 0 neste domingo e fica em vantagem na decisão
  • Otero marca no começo do segundo tempo e decide o jogo
  • Alvinegro precisa de um empate na volta para levar o título

O Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0, neste domingo, e largou na frente na final do Paulistão. Apoiado pela torcida, na Vila Belmiro, o Peixe conseguiu a vantagem no clássico de ida graças ao gol de cabeça de Otero no início do segundo tempo. Aliás, esta foi a primeira derrota do Verdão no Estadual, que pelo terceiro ano consecutivo sai atrás na decisão. Nos dois últimos, inclusive, conseguiu a virada no confronto e levou a taça.

Com o resultado, então, o Santos precisa só do empate no jogo de volta, no outro domingo, no Allianz Parque, para conquistar o título que não vem desde 2016. Já o Palmeiras, que busca o tricampeonato paulista, tem que ganhar por dois gols de diferença para se sagrar campeão nos 90 minutos. Caso o Verdão vença por um gol de diferença, o título será definido nas cobranças de pênaltis.

– Fizemos uma preparação boa para uma vitória dentro de casa com nossa torcida. Estamos felizes pelo resultado, mas ainda não conseguimos nada. Tem 90 minutos lá. O gramado é novo, vamos jogar agora. Esperamos ser campeões. Não conseguimos nada, é continuar com a mesma humildade, vamos trabalhar para conquistar – declarou Otero, autor do gol da vitória.

Na próxima quarta, às 21h30 (de Brasília), o Palmeiras enfrenta o San Lorenzo, na Argentina, pela estreia na fase de grupos da Conmebol Libertadores. O Santos, por sua vez, tem a semana livre para treinar e se preparar para a partida de volta da decisão do Campeonato Paulista.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi de equilíbrio na Vila Belmiro. O atacante Endrick, que era dúvida no clássico por conta de dores na coxa direita, começou o jogo como titular. No entanto, ele não teve uma grande oportunidade na etapa inicial. Quem desperdiçou chance cara a cara com o goleiro João Paulo foi Flaco López, logo aos 4 minutos.

Empurrado pela torcida, o Santos passou a dominar e pressionou o Alviverde. Porém, com finalizações de longe em sua maioria, pouco assustou. A principal delas foi de Guilherme, que chutou rasteiro, rente à trave direita de Weverton.

Os mandantes ainda precisar fazer uma substituição antes do intervalo. Afinal, Fuchs se machucou e saiu para a entrada de Morelos no ataque Contudo, não saiu gols nos primeiros 45 minutos.

Logo no começo do segundo tempo, aos 2 minutos, o placar finalmente mudou. Guilherme fez grande jogada pelo lado esquerdo, passou por Marcos Rocha e levantou a bola no meio da área. Piquerez hesitou na marcação, e o meia venezuelano Otero cabeceou para baixo, fazendo 1 a 0.

À frente do marcador, o Peixe ganhou confiança e seguiu atacando, mas sem conseguir aumentar a vantagem. O Palmeiras só respondeu após os 30 minutos, quando passou a gerar incômodo na defesa santista. Aos 34 minutos, Rony completou cruzamento rasteiro ao se esticar todo, mas João Paulo fez boa defesa, evitando o gol de empate.

Então, aos 39, em escanteio do Verdão, Felipe Jonatan desviou a bola e quase marcou um gol contra. O goleiro alvinegro fez outra grande intervenção e garantiu a vitória do Alvinegro Praiana no duelo de ida da decisão.