Antes de mais nada, vamos falar sobre o Campeonato Inglês. Após a vitória de virada por 3 a 2 sobre o Crystal Palace, o atacante Richarlison comentou que a permanência do Everton na Premier League foi um momento emocionante. Em entrevista publicada no site “Globo Esporte”, o brasileiro comentou sobre a invasão da torcida ao gramado do Goodison Park para celebrar o resultado com o time.

– A invasão da torcida foi algo que nunca tinha presenciado na minha carreira. Estavam todos muito aflitos, preocupados com a situação, e no fim das contas foi um alívio para todos essa vitória e escapar do rebaixamento. Foi tudo muito emocionante – afirmou o camisa 7, através da sua assessoria de imprensa.

Vale ressaltar que o Everton recebeu o Crystal Palace, em partida adiada da 33ª rodada do Inglês, em situação delicada: 16º colocado, com 36 pontos. Se perdesse o jogo, corria o risco de ser ultrapassado pelo Burnley, que tinha 34 e na mesma hora jogava contra o Aston Villa. A partida terminou em 1 a 1, mas o Burnley abriu o placar, aumentando a tensão no Goodison Park.

Relembre como foi a vitória do Everton sobre o Crystal Palace

Primeiramente, com gols de Mateta e Ayew, o Crystal Palace abriu 2 a 0 sobre o Everton. Assim, o resultado deixava o time de Richarlison em situação preocupante para a rodada final, quando poderia entrar na zona de rebaixamento. Sendo assim, só mesmo a vitória garantiria matematicamente a permanência na primeira divisão já nesta quinta.

E o triunfo veio no segundo tempo, de maneira inesquecível, tanto para os torcedores como também para os jogadores dos Toffees. Keane marcou aos nove minutos, Richarlison empatou aos 30, e Calvert-Lewin decretou a virada aos 40. Logo depois, já aconteceu uma primeira e ainda tímida invasão de torcedores. Contudo, após o apito final do árbitro, a festa tomou conta do gramado, com torcida e equipe comemorando juntas.

– Foi um dos jogos mais especiais da minha carreira. Um momento que nunca mais vou esquecer. Passamos por uma situação muito difícil durante a temporada, não houve nada tranquilo durante o ano e o que fica é o aprendizado de todos nós, porque um time como o Everton não pode mais ficar numa situação como essa – comentou Richarlison, que marcou dez gols no Inglês, sendo seis deles nos últimos nove jogos.

Então, com a vitória, o Everton chegou a 39 pontos, quatro a mais que o Burnley e o Leeds, que ainda lutam contra o rebaixamento. Portanto, na última rodada, os Toffees cumprem tabela contra o Arsenal, que ainda busca uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Guardiola diz que Premier League é mais difícil do que a Champions

Além disso, em entrevista coletiva nesta sexta, o técnico Pep Guardiola, do Manchester City, declarou que conquistar o título da Premier League é mais difícil do que o da Liga dos Campeões. Após a eliminação para o Real Madrid nas semifinais, o City espera garantir o bicampeonato inglês, no domingo, contra o Aston Villa.

Então, para que isso aconteça, basta uma vitória dos Citizens. Em caso de empate ou derrota, o City, que soma 90 contra 89 pontos do segundo colocado Liverpool, precisa torcer por um tropeço da equipe de Jürgen Klopp, que joga contra o Wolverhampton.

– Eu diria que é mais difícil (ganhar a Premier League do que a Champions). São muitas semanas e jogos, lutas com lesões, bons e maus momentos com diferentes situações, adversários difíceis. Não estou dizendo que a Liga dos Campeões não é importante. Estamos loucos para vencer. Queremos, adoramos. Gostaríamos de estar em Paris (para a final) na próxima semana, mas ganhar 38 jogos, em vez de seis, oito ou nove jogos, é diferente. E estamos perto disso (de vencer o Inglês) – afirmou Guardiola.

Além disso, Vale lembrar que a situação atual é semelhante à da temporada 2018/2019. De acordo com o “Globo Esporte”, naquela ocasião, o City precisava vencer o Brighton para segurar os Reds, por um ponto.

– Hoje treinamos como para um jogo normal da Premier League durante a temporada, o mesmo. Não foi nada de especial, até porque eles sabem da importância do jogo. Não há nada para dizer a eles – completou o treinador do City.

Por fim, Guardiola também falou sobre o brasileiro Fernadinho, que fará sua última partida pelo City.

– Disse para ele o quanto eu sou grato por ter a oportunidade de conhecê-lo. Não falo apenas sobre trabalhar junto, é sobre estar junto – elogiou o espanhol.