• Messi marcou para o time do Paris Saint-Germain
  • Título assegura PSG como o maior vencedor do país
  • Na Alemanha, Bayern aproveita falha do Borussia

O Paris Saint-Germain voltou a ser campeão do Campeonato Francês ao empatar com o Strasbourg em 1 a 1 na tarde deste sábado, fora de casa, pela penúltima rodada da Ligue 1. O título, com uma rodada de antecedência, só foi confirmado por conta do ponto ganho neste sábado. Com 85 pontos, o time parisiense não poderá mais ser alcançado pelo segundo colocado, Lens. Messi fez o gol do PSG, enquanto Gameiro empatou.

A primeira etapa foi todo do PSG. Com Mbappé e Messi como principais armas, o time de Paris por pouco não abriu o placar logo no início do jogo com Vitinha. Então, parecia questão de tempo o primeiro gol sair. Contudo, as melhores chances do primeiro tempo foram do time da casa. Donnarumma fez grande defesa em chute de Diallo. Este também mandou na trave. E assim terminou o primeiro tempo.

Na segunda etapa, as duas equipes começaram um pouco mais devagar. Mas isso não significou que estavam parados. Isso porque aos 13 minutos Messi abriu o placar. Mbappé passou para o argentino, que ajeitou o corpo e bateu firme para marcar. Naquele momento, o empate já bastaria para assegurar o título. Com a vitória, seria tudo mais alegre para os parisienses.

Mas a insistência do time da casa rendeu o empate. Sanson chegou com perigo e Donnarumma fez a defesa, mas no rebote, Gameiro deixou tudo igual. O jogador finalizou por cobertura e Danilo Pereira ainda tentou tirar, mas não conseguiu. Por fim, o empate ficou bom para todo mundo. Isso porque o título ficou com o PSG e o Strasbourg permanece na primeira divisão.

Maior vencedor da França

Embora a temporada não tenha sido a dos sonhos para o time do PSG, a conquista deste sábado tornou a equipe como a maior vencedora do torneio. Foram 11 conquistas: 1985–86, 1993–94, 2012–13, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2017–18, 2018–19, 2019–20, 2021-22, 2022-23. Saint-Étienne e Olympique de Marselha, com 10 e nove, respectivamente, vêm logo em seguida.

Borussia vacila e Bayern fica com o título

Na Alemanha, quem ficou com o título foi o Bayern de Munique novamente. Depois da vitória sobre o Colônia por 2 a 1, em casa, e o tropeço do Borussia Dortmund, os bávaros levantaram o Campeonato Alemão pela 33ª vez, a 11ª seguida. Coman e Musiala fizeram os gols do triunfo. Ljubicic descontou. A vitória consagrou o técnico Thomas Tuchel, que chegou há pouco tempo, mas levantou o troféu de forma dramática. Isso porque a equipe de Munique assegurou o troféu pelo saldo de gols (54 a 39), após empatar no número de pontos (71).

Pelo lado do Borussia, o clima era de festa no Signal Iduna Park. Bastava uma vitória simples da equipe da casa sobre o Mainz para conquistar o título após 11 anos. Mas o time treinado por Edin Terzic viu o adversário abrir 2 a 0. O desespero tomou conta. Principalmente depois de Haller perder um pênalti, No fim, a equipe aurinegra ainda empatou, mas não bastou. O choro tomou conta do estádio. Embora os jogadores tivesse lutado, o sabor foi de vexame.